Notícias da Ouvidoria Central da UPE

Assédio moral foi tema de palestra na UPE

Um problema que atinge o físico, psicológico e o emocional das pessoas (biopsicosocial), podendo desencadear ondas de depressão, angústia e outros danos psíquicos em expressivos segmentos de trabalhadores. O assunto em questão é o assédio moral no ambiente de trabalho, tema da palestra ministrada nessa quinta-feira (03/05), na Reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE), pela ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino.

O evento reuniu servidores e funcionários da instituição, que puderam tirar suas dúvidas com relação ao tema e entender melhor a definição de assédio moral, que configura-se nas situações sistemáticas e prolongadas de humilhação e perseguição a que são submetidos os trabalhadores no exercício de suas funções durante a jornada de trabalho.

“O assédio é intencional, por isso, perverso”, disse a palestrante. Ela listou ainda as características, como a intensidade e a intenção de causar um dano psíquico ou moral ao empregado. Também foram esclarecidos detalhes como comportamentos, situações e modalidades de assédio moral. Expor o trabalhador a situações vexatórias, hostilizando-o e ridicularizando-o diante dos demais colegas, ignorar a presença do trabalhador, boicotar informações importantes para a realização de tarefas ou repassá-las de forma incompleta são algumas das mais frequentes. “Mas é importante que a denúncia seja feita com detalhes e provas, que são fundamentais para um inquérito administrativo, por exemplo”, ressaltou.

Outro ponto abordado também foi as modalidades do assédio. Apesar de mais comum nas relações de trabalho, o assédio moral praticado por um superior contra um subordinado não é a única modalidade identificada. A violência moral também acontece entre colegas que estão em um mesmo nível hierárquico e até mesmo pode ser praticada por um subordinado contra um superior hierárquico.

A palestra, organizada pela Ouvidoria Central da UPE, com a contribuição da psicóloga Eliana Pereira Liang, contou com representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire), representantes das Ouvidoria de Secretarias  do Estado de Pernambuco, como: Administração, Agência Condepe Fidem e Sectec. gestores de RH das Unidades de Educação e Educação e Saúde da UPE (ICB, Esef, Cisam, Fcap, Procape) e ainda ouvidores da rede da Instituição (Cisam, Huoc), além do representante da Asupe e servidores de vários segmentos da universidade.  

Segundo a ouvidora da Universidade, Rosário Lapenda, a palestra foi muito importante para melhor  conhecimento e esclarecimento do assunto em  todas as  instâncias da Instituição no quesito estratégico, tático e operacional,  demonstrando a necessidade de maior aprofundamento deste tema tão discutido nos dias atuais. “Salientamos que se trata de um tema da modernidade, assunto de grande preocupação do Exmo. Sr. Governador Eduardo Campos, o que supõe uma necessidade dos gestores se atualizarem, visando criar um ambiente salutar de trabalho, onde todos possam brilhar", destacou. Na ocasião, também foi distribuída aos participantes uma cartilha sobre o tema, lançada pela ouvidoria geral do Estado, informando sobre os prejuízos causados por condutas profissionais abusivas e vexatórias (veja aqui). 

Últimas Notícias