quinta-feira , 25 abril 2024
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Notícias / Publicação da obra – História da Historiografia: política, reflexões e memórias em pesquisa

Publicação da obra – História da Historiografia: política, reflexões e memórias em pesquisa

Foi publicado, recentemente, no site da Editora Científica Digital (Guarujá-SP), o primeiro volume da obra História da Historiografia: política, reflexões e memórias em pesquisa.

O e-book foi organizado pelo Prof. Dr. Joachin Azevedo Neto (UPE/Campus Petrolina), tem acesso gratuito e conta com a colaboração de autores de diferentes regiões do país. Segundo o docente, o material é fruto de um esforço inter e multidisciplinar no sentido de debater teorias e correntes filosóficas que propuseram questões acerca das relações entre sujeitos, instituições e tempo, além de contemplar também reflexões sobre os desafios teóricos e metodológicos que abarcam o processo de elaboração da escrita da História e até mesmo os campos de atuação de historiadores.

A História da Historiografia é um campo já consolidado nas teias de saberes que compõem as Ciências Humanas. Trata-se de conhecimentos gerados pelo desafio que é conciliar o exercício da erudição teórica em equilíbrio com práticas pontuais de pesquisa documental como a análise de manifestos, polêmicas intelectuais, conferências, correspondências, imagens, impressos, artigos e livros que podem nos informar sobre a construção histórica do ofício de historiador. Nesse sentido, o autor convida os leitores do volume a ter contato com estudos sobre relações entre prática historiadora e cultura popular, filosofias da História, biografias políticas e intelectuais, filosofia e instituições históricas, bem como em torno da densa polêmica que envolve os limites e deslocamentos entre ficção e escrita da História.

A obra é também mais uma evidência da importância das atividades acadêmicas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa de Política e História Literária – GEPPHIL, coordenado pelo organizador e que conta com parceria do Núcleo de Extensão e Pesquisa em História, Educação, Linguística e Literatura – NEPHEL com sede na UPE/Campus Petrolina. O prof. Joachin Azevedo comunica ainda que a chamada pública para o segundo volume do livro já se encontra em aberto no site da Editora Científica Digital.

Link para download: https://www.editoracientifica.com.br/livros/historia-da-historiografia-politica-reflexoes-e-memorias-em-pesquisa-volume-1

Os comentários estão fechados.