sábado , 20 abril 2024
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / Notícias / Bolsistas do Programa ETA/Fulbright/CAPES são apresentados ao Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), à Direção e aos Professores da UPE Campus Petrolina

Bolsistas do Programa ETA/Fulbright/CAPES são apresentados ao Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), à Direção e aos Professores da UPE Campus Petrolina

O Programa ETA Fulbright/CAPES contempla a inserção de um falante nativo,
cidadão estadunidense, recém-graduado, com experiência em ambiente
educacional e em ensino em sala de aula, na condição de assistente de ensino.
Além de divulgar a cultura de seu país de origem, o bolsista deve motivar os
alunos brasileiros no estudo da língua inglesa, supervisionar a participação
deles em atividades de comunicação oral em língua inglesa, encorajar
atividades em língua inglesa e acompanhar os alunos durante sua realização.

Dentre os 40 projetos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras
aprovados para o recebimento de assistentes de ensino de língua inglesa,
selecionados pelo Edital n.20/2017 (Fulbright/CAPES), a UPE Campus
Petrolina foi contemplada com o projeto “A interculturalidade no
desenvolvimento da competência comunicativa em Língua Inglesa”, aprovado
para (2018/2019), sob a Coordenação Geral da Professora Ms. Edna Maria

Alencar de Sá e do Professor Doutor Peterson Martins Alves Araújo,
Coordenador Adjunto, tendo o apoio dos Professores de Língua Inglesa e
demais integrantes do Colegiado de Letras.

Os ETAs (English Teaching Assistants)/Fulbright/CAPES, assistentes de
professores de Inglês, selecionados para este ano são: Julia López (Califórnia)
e James Kale (New York). No próximo ano virão mais dois, os quais
permanecerão na Universidade, durante os meses de fevereiro a novembro.

Durante os anos de 2012 a 2014, o Curso de Licenciatura em Língua Inglesa
também foi contemplado com esse Programa, o qual proporcionou aos
alunos e professores experiências lingüísticas e culturais, como suporte efetivo
para a melhoria da qualidade de sua formação, uma vez que os conteúdos
culturais, sociais e históricos trazidos pelos ETAs trouxeram enriquecimento
às Disciplinas da Matriz Curricular do Curso, o incentivo à integração das
quatro habilidades comunicativas nas Disciplinas de Língua Inglesa, além da
motivação para aprimoramento de nossas práticas pedagógicas.

Os bolsistas Fulbright/CAPES selecionados para aquele período foram:
Chelsea Waite (2012); Alicia Sheares (2013); Robert Smith e Jenny Miner
(2014).

 

ImagemImagemImagens

Os comentários estão fechados.