domingo , 22 outubro 2017
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa : Campus : Biblioteca : COMUT

COMUT

 

O COMUT é um serviço de comutação bibliográfica que permite a obtenção de cópias de documentos Técnico-Científicos disponíveis nos acervos das principais Bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se:

  • Periódicos técnico-científicos (artigos);
  • Teses e dissertações (na íntegra ou parte);
  • Anais de congressos nacionais e internacionais;
  • Partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.

Para participar do COMUT, o usuário deve, em primeiro lugar, cadastrar-se no programa, via internet, adquirir Bônus COMUT e preencher o formulário de solicitação.

Obs.: bônus é a moeda utilizada pelo COMUT para pagamento às Bibliotecas que atendem aos pedidos de cópias de documentos feitos pelos usuários.

Uma vez cadastrado, o usuário pode solicitar cópias de documentos de duas formas:

  • Dirigindo-se a uma Biblioteca pertencente à rede COMUT, utilizando-a como forma intermediária. Neste caso, todos os procedimentos de solicitação serão feitos pela própria Biblioteca; e
  • O usuário poderá fazer suas solicitações diretamente pela internet, de qualquer lugar do mundo. Para isso, após cadastrar-se, deverá adquirir Bônus COMUT, que servirão como mecanismo de pagamento pelas cópias solicitadas. Os bônus podem ser adquiridos, via internet, por meio de boleto bancário ou crédito em conta.

A gerência do COMUT oferece aos seus usuários o serviço de Busca Monitorada. Este serviço atende às solicitações de material bibliográfico existente no Brasil e no exterior e atende também aos usuários estrangeiros. A busca no Brasil custa 2 (dois) bônus, enquanto a busca no exterior custa 4 (quatro) bônus. 

 

Fonte: http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/programa-de-comutacao-bibliografica-%28comut%29/apresentacao

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*