quinta-feira , 9 abril 2020
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa : Notícias : Revista Escripturas publica dossiê temático sobre História Intelectual e Literatura

Revista Escripturas publica dossiê temático sobre História Intelectual e Literatura

O dossiê História Intelectual e Literatura, publicado pela revista Escripturas (ISSN 2526-6543), do colegiado de História, foi organizado pelos docentes prof. Dr. Joachin de Melo Azevedo Neto (UPE/Campus Petrolina) e Prof. Dra. Maria de Fátima Fontes Piazza (UFSC). Conta com nove artigos, elaborados por pesquisadores de instituições tais quais UFOP, PUC/Rio, UECE, UFCG, UFF, dentre outras, que abrangem temáticas diversas como mediações culturais, redes de sociabilidades, biografia intelectual, esquemas de interpretação da realidade, modernismos e representações literárias.

História  Intelectual e Literatura constituem um par inseparável na dinâmica do campo literário. Os textos impressos são portadores de inúmeras subjetividades e estão inseridos em todo um contexto social de interesses editoriais, econômicos e políticos. Nesse sentido, a história intelectual busca analisar tanto a atividade dos autores enquanto tradutores e produtores culturais, bem como os estreitos vínculos existentes entre o fazer literário e a política em recortes temporais específicos. Os intelectuais, por meio de escritos literários como romances, crônicas, contos, sátiras, poemas, libelos, ensaios, epístolas ou artigos, por exemplo, podem até mesmo redefinir sentidos para a realidade; representarem a linguagem, emoções e comportamentos de certa época ou lançarem reflexões sobre a condição humana e o fluxo do tempo.

Nesse sentido, convidamos a comunidade acadêmica do Vale do São Francisco para ter contato com os textos selecionados para o volume de 2019.2 da revista Escripturas.

 

Os comentários estão fechados.