domingo , 26 outubro 2014
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa : Cursos Presenciais de Graduação : Ciências da Saúde : Bacharelado em Ciências Biológicas

Bacharelado em Ciências Biológicas

Sobre o curso

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas funciona no campus Santo Amaro, com duração de quatro anos, ou seja, oito semestres, totalizando uma carga horária de 3.310 horas.

Perfil do Curso

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas permite uma formação comum generalista. A partir do 6º período, oportuniza o aprofundamento nas grandes áreas de atuação da Biologia com ênfase em Biotecnologia, Biologia Ambiental e Biologia Parasitária, que estão em sintonia com as atuais demandas mundiais para os profissionais biólogos.

Área de Atuação

São três as grandes áreas para atuação do Biólogo: meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção. Exemplos de atuação dentro dessas áreas são: Auditoria Ambiental, Biorremediação, Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas, Microbiologia Ambiental, Mudanças Climáticas, Paisagismo, Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense, Bioética, Saúde Pública/Vigilância Sanitária, Gestão de Bancos de Células e Material Genético, Bioinformática, Biologia Molecular, Engenharia Genética/Bioengenharia, Processos Biológicos de Fermentação e Transformação, dentre inúmeras outras.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

O mercado de trabalho para o Bacharel em Ciências Biológicas tem apresentado, nas últimas décadas, uma expansão considerável, em razão da crescente valorização dessa formação em diversas áreas de atuação. Exemplos dessa nova visão do biólogo estão presentes na forma de vagas oferecidas em empresas públicas e privadas, de exploração de petróleo, de aviação, de engenharia, de biotecnologia, de consultoria ambiental, de perícia, de análises clínicas, etc. Além dessas, os mercados mais tradicionais incluem universidades, faculdades, institutos de pesquisa, órgãos ambientais, administração de museus naturais, zoológicos e jardins botânicos, dentre outros. Atividades relacionadas à profissão do biólogo nas diversas áreas de atuação incluem gestão, administração, coordenação, pesquisa e ensino superior e curadoria.

Os comentários estão fechados.