A Universidade de Pernambuco – UPE, instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco - SECTI, é referência no ensino superior para o Estado e para o Brasil e anualmente divulga as suas ações para os órgãos competentes, a comunidade universitária e a sociedade, sendo este Relatório de Atividades um dos instrumentos de divulgação.

Durante o ano de 2015 a UPE teve grandes desafios trazidos por restrições orçamentárias que contornados e superados com empenho e determinação, permitem-nos agora apresentar ao fim deste ano de atividades um resultado positivo, do qual destacamos aqui alguns exemplos.

A Universidade de Pernambuco - UPE ficou entre as melhores do Nordeste em engenharias dentre os cursos de graduação, segundo a edição de 2015 do Ranking Universitário Folha- RUF, instituto de pesquisa pertencente ao Grupo Folha que edita o jornal Folha de São Paulo. Engenharia Civil, da Computação, de Controle e Automação e Elétrica ficaram entre as 10 primeiras posições na avaliação.

No ranking, o curso de Engenharia da Computação ficou em 2º lugar e o curso de Controle e Automação obteve a 3ª colocação. Na avaliação, o curso de Engenharia Elétrica conquistou a 5ª posição e o de Engenharia Civil o 6º lugar. Na classificação geral do ranking, a UPE ficou na 76o colocação entre as universidades brasileiras.

Estudantes egressos da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE, tiveram seis bolsas de doutorado aprovadas no programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) e uma de mestrado sanduíche na Fundação Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco – FACEPE.

Ao selo CFBio - Edição 2015 concedido a cada dois anos, concorreram mais de 80 Instituições de Ensino Superior (IES) pré-selecionadas e destas, 11 instituições de todo o Brasil que atingiram a pontuação necessária foram agraciadas. O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, que completa 15 anos de criação e é oferecido pela Universidade de Pernambuco -UPE, recebeu o "Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas - Edição 2015" do Conselho Federal de Biologia-CFBio.

A Universidade de Pernambuco foi selecionada para sediar e coordenar o curso Researcher Connect, para capacitar pesquisadores. Além da UPE, outras Instituições de Ensino Superior de 16 estados brasileiros ao todo participaram da iniciativa promovendo uma série de cursos presenciais de curta duração para o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores. Dos participantes, 16 são pesquisadores de IES do Estado de Pernambuco.

Na Pós-Graduação, o curso de especialização em Estomaterapia, oferecido pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco - FENSG/UPE recebeu mais uma vez credenciamento internacional.

A UPE nos últimos anos apresentou crescimento rápido e com qualidade dos seus programas de mestrado e doutorado, estando em 2015 com dezessete programas de mestrados e doutorados, sendo alguns mestrados no interior do Estado, nos campus de Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina.

O Pronto-Socorro Cardiológico Universitário - Prof. Luiz Tavares da Universidade de Pernambuco - PROCAPE/UPE, que entrou em funcionamento a partir de 2006 - hospital totalmente voltado para a clientela do Sistema Único de Saúde - SUS - recebeu o “Prêmio Mérito Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) - Ciência e Tecnologia”, outorgado para homenagear um destaque (pessoa física ou jurídica) por sua contribuição científica ou tecnológica à cardiologia.

Entre as Ouvidorias do Estado de Pernambuco com mais de 100 manifestações ao ano, a Ouvidoria da UPE foi classificada entre as 10 primeiras colocadas, obtendo o TOP 10 – Melhor Resolutividade 2015, com um índice de 90,10% de resolutividade às manifestações apresentadas.

A UPE tem como Visão “Ser reconhecida e legitimada pela sociedade como universidade estatal, pública, gratuita, autônoma e de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão” e a sua Missão é “Contribuir para o desenvolvimento de Pernambuco mediante o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, favorecendo a superação das desigualdades sociais e o exercício pleno da cidadania”. Na comemoração do 24º aniversário da Instituição ocorrido em 2015, foi ressaltado pelo Magnífico Reitor que a comemoração “É antes de tudo, uma consideração respeitosa à história deste Estado e, um momento especial para revigorar a lembrança do papel decisivo do conhecimento, de sua construção e socialização no mundo contemporâneo e devem marcar não só 24 anos de história a serviço da comunidade e da educação em Pernambuco, mas também marcar o reafirmar da nossa ambição em querer continuar a fazer mais e melhor”.

A todos que contribuíram para a realização deste documento, os nossos agradecimentos.

Introdução

Este relatório visa disponibilizar para a comunidade acadêmica e o público em geral, as principais informações institucionais da Universidade de Pernambuco, referentes ao exercício de 2015. Constituído basicamente de tabelas, nelas apresenta os números sobre as principais atividades desempenhadas no exercício em referência.

Considerações Gerais

Contexto Institucional

A Universidade de Pernambuco – UPE teve sua origem na Fundação de Ensino Superior de Pernambuco – FESP, mantenedora, desde 1965, de um grupo de Unidades de Ensino Superior já existente no Estado. Extinta a FESP em 1990 foi criada em seu lugar, pela Lei Estadual nº 10.518, de 29 de novembro de 1990, a Fundação Universidade de Pernambuco, instituição de direito público, que viria a ser mantenedora da nova Universidade de Pernambuco, reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 964, de 12 de junho de 1991.

Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, a UPE constitui patrimônio da sociedade deste Estado. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

Com presença no Recife e Região Metropolitana, em Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada, seu complexo multicampi contou em 2015 com 15 unidades de ensino e quatro hospitais.

A atenção à saúde, atividade integrante da UPE, é realizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz – HUOC, no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – CISAM, no Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luiz Tavares – PROCAPE e no Hospital da Restauração – HR, estando este último cedido ao Governo do Estado, em regime de comodato. Integram também o complexo universitário da UPE, a Reitoria e quatro escolas de ensino fundamental e médio que são a Escola do Recife e as Escolas de Aplicação campus Mata Norte, campus Garanhuns e campus Petrolina.

O ensino da UPE abrange a pós-graduação e a graduação, estas com oferta de cursos na modalidade presencial e alguns cursos na modalidade a distancia, o ensino fundamental e médio, além de cursos e outras atividades de extensão.

Recursos Humanos

A comunidade acadêmica contou em 2015 com 966 docentes efetivos e 3.857 servidores técnicos e administrativos efetivos totalizando 4.823 servidores do quadro efetivo da Universidade. Contou também com um quadro de 435 servidores temporários sendo 29 como docentes e 406 como servidores técnicos e administrativos. No total, o quadro de pessoal da UPE contou com 5.258 servidores entre efetivos e temporários.

Ensino

Para entrada em 2015, a Universidade de Pernambuco ofereceu 3.460 vagas, das quais 2.074 vagas no processo seletivo de ingresso Vestibular Tradicional e 1.386 vagas no ingresso através do Sistema Seriado de Avaliação. E inscritos, foram 40.519 no Vestibular Tradicional e 12.368 candidatos no Sistema Seriado de Avaliação totalizando 52.887 inscritos. No processo seletivo de ingresso em 2016, realizado em dezembro de 2015, foram 50% das vagas para candidatos que concorreram pelo Sistema Seriado de Avaliação (1.730 vagas) com 11.558 inscritos e as demais 50% das vagas foram preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada – SISU.

A UPE ofertou 53 cursos de graduação presenciais (23 Licenciaturas, 27 Bacharelados e 03 Tecnológicos) e 04 cursos a distância (03 Licenciaturas e 01 Bacharelado) totalizando 57 cursos de graduação.

Ainda na graduação, em 2015, foram 14.668 alunos matriculados, sendo 13.417 alunos nos cursos presenciais (2015.2) e 1.251 alunos matriculados nos cursos a distância (2015.2).

Através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR a UPE ofereceu também na graduação, 05 cursos e contou com 280 alunos matriculados.

Na pós-graduação ofereceu 22 cursos Stricto Sensu (05 doutorados e 17 mestrados) e 139 cursos Lato Sensu com 137 cursos de especialização na modalidade presencial (09 MBA, 58 Residências e 70 Outras Especializações) e 02 cursos na modalidade a distância (Outras Especializações) .

Ainda na pós-graduação Lato Sensu e Stricto Senso na modalidade presencial, foram 3.522 alunos, sendo 2.792 alunos nos cursos Lato Sensu e 730 alunos nos cursos Stricto Sensu. Na modalidade educação a distância Lato Sensu foram matriculados 91 alunos. Tivemos então na pós-graduação Lato Sensu presencial e a distância e Stricto Sensu presencial em 2015, 3.613 alunos.

No ensino fundamental e médio, que a UPE oferece em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, ministrado nos Campi Mata Norte, Garanhuns, Petrolina e Benfica foram matriculados 2.200 alunos sendo 1.180 do Ensino Fundamental e 1.020 do Ensino Médio.

A UPE ofereceu também o Programa Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco- PREVUPE, projeto social que atende alunos de escolas públicas.

Ofereceu o Programa de Línguas e Informática - PROLINFO, onde foram ministrados cursos de Inglês, Espanhol, Informática, Computação Gráfica e Excel à comunidade e contou com 5.239 alunos matriculados em 2015.1 e 6.194 alunos matriculados em 2015.2.

Em 2015, a UPE continuou executando o convênio celebrado com a Secretaria Estadual de Educação referente ao Programa de Formação Continuada de Gestores Educacionais - PROGEPE, visando a formação nas funções de Gestores Escolares, Gestores em Gerencias Regionais e Técnicos Educacionais em Escolas de Pernambuco contando em 2015 com 37 Mestrandos na Fase II – Mestrado Profissional, sendo 27 no Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes/Universidade Federal da Paraíba – MPGOA/UFPb e 10 no Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade de Pernambuco/Campus Mata Norte – PPGE Campus Mata Norte.

Pesquisa

Foram concedidas 258 Bolsas de Iniciação Científica, sendo 132 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, 100 pelo UPE - Programa de Fortalecimento Acadêmico – PFA e 26 pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE. Tivemos em 2015, um total de 117 Grupos de Pesquisa da UPE, certificados pelo CNPq, por área de conhecimento.

Infra-estrutura Física

Em consonância com o Objetivo Estratégico “Pacto pela Educação”, subação “Interiorização e Expansão da UPE”, do Planejamento Estratégico do Governo do Estado, a UPE vem priorizando entre outras ações, a melhoria das instalações físicas existentes nos Campo do Interior do Estado.

Em 2015, os campi Mata Norte, Garanhuns, Arcoverde e Serra Talhada, situados no interior do Estado, apresentaram aumento da área construída como se observa abaixo:

O Campus Mata Norte, em Nazaré da Mata, ficou ao todo com 5.760m² de área construída, acrescida que foi de um bloco de dois pavimentos com área de 796m² além dos 4.964m² das instalações antigas.

No Campus Garanhuns, a área construída compreende 8.563,03m² dos quais 3.687m² são das instalações antigas e mais um bloco de sala de aula de 1.679,90m² que encontra-se com obras que já foram iniciadas.

Da mesma forma, o Campus Arcoverde, com 5.659m² e o Campus Serra Talhada com 3.324,23m² também tem obras iniciadas, mas ainda não concluídas.

Relações Internacionais

A Universidade de Pernambuco - UPE, através de cooperação acadêmico-científico-cultural com instituições de ensino e de pesquisa situadas na Europa, na África, na Ásia e nas Américas tem ampliado as oportunidades de mobilidade acadêmica da Instituição em nível de graduação e pós-graduação.

Os acordos têm como objetivo principal a cooperação universitária, estando previsto intercâmbio de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes; implementação de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; promoção de atividades de formação de pessoal docente/pesquisador, técnico e estudantes; organização e realização de seminários, encontros, painéis, conferências, cursos e outros eventos, troca de material didático, entre outros.

Na UPE, a Assessoria de Relações Internacionais coordena essas atividades.

Em 2015, para o intercâmbio pelo Programa Ciências sem Fronteiras 243 alunos da UPE receberam acompanhamento na emissão de documentos, na realização de matrículas e em orientação de alunos no exterior, além de ter sido proferidas nos diversos Campi da UPE, palestras com orientações pertinentes.

Ainda em 2015, a UPE contabiliza 113 acordos que se encontram ativos e alguns em processo de assinatura e renovação, com instituições universitárias em 26 países identificadas em tabela contida neste Relatório em capítulo específico.

Instituto Confúcio na UPE

O Instituto Confúcio na UPE é o primeiro do Nordeste do Brasil. Inaugurado em 26 de novembro de 2013, iniciou suas atividades didáticas em março de 2014.

Em 2015, o Instituto Confúcio na UPE duplicou o número de alunos em relação a 2014, pois contou com 200 alunos matriculados e para isso contribuiu a chegada em março de 2015 de mais 05 (cinco) professoras voluntárias, permitindo a criação de novas salas de aula.

Neste ano de 2015, foram abertas duas Salas de Aula Confúcio subordinadas sendo uma no Colégio Santa Maria no bairro de Boa Viagem e outra na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. As Salas de Aula Confúcio subordinadas são espaços que ministram o ensino da língua chinesa fora da instituição UPE. O evento de inauguração em julho de 2015, contou com a cobertura internacional da China Central Television – CCTV, rede pública de televisão aberta, por satélite e por cabo da República Popular da China com sede em Pequim, da Agência Xinhua, agência de notícias oficial do país chinês e do jornal chinês Diário do Povo.

Ainda em julho de 2015, um grupo de alunos do Instituto Confúcio na UPE participou de um Curso de Verão realizado na China sendo 04 deles, após o retorno, agraciados com bolsas de estudo de 6 meses na China para onde seguiram em agosto.

Na Escola Politécnica de Pernambuco - POLI, unidade de ensino da UPE que oferece cursos na área das engenharias, a língua chinesa foi incluída na grade curricular iniciando em 2015.2 como disciplina eletiva valendo créditos, fato que pela primeira vez se verifica em uma universidade da região.

O Instituto Confúcio na UPE participou do concurso Ponte Chinesa, realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro este último voltado para alunos do Instituto Confúcio que fossem estudantes do nível médio.

Por seu turno a Central University of Finance and Economics, de Beijing - CUFE, parceira da UPE no Instituto Confúcio, propôs com a UPE um programa de duplo diploma em áreas comuns às duas universidades. O termo de referência do acordo já foi preparado e está sendo discutido pelos departamentos da CUFE e da UPE para assinatura neste ano de 2016.

É importante também destacar que o projeto executivo da nova sede do Instituto Confúcio na UPE já foi elaborado e a nova sede será inaugurada em 2016.

O Instituto Confúcio desenvolve as seguintes atividades: ensinar a língua chinesa, formar professores de língua chinesa, oferecer livros e material de ensino, realizar o exame HSK - Exame de Proficiência em Língua Chinesa, bem como os exames para certificação de professores dessa língua, oferecer serviço de consulta sobre a educação e cultura chinesas, organizar atividades festivas e culturais chinesas e realizar intercâmbio lingüístico e cultural entre a China e o Brasil.