Em uma ação coletiva que busca celebrar o Dia da Mãe Terra, neste 22 de Abril de 2026 algumas das principais instituições públicas de ensino técnico e superior de Garanhuns — Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Garanhuns, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Garanhuns e Escola Técnica Ariano Villar Suassuna (ETE) — assinaram e tornaram pública uma carta conjunta solicitando providências urgentes para a proteção da nascente, do Riacho Pau Pombo, das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e da biodiversidade no entorno do Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo). O documento aponta para a degradação ambiental provocada por ocupações irregulares, descarte de resíduos sólidos e entulho, lançamento de esgoto e supressão da vegetação nativa, além de defender ações imediatas de fiscalização, recuperação ambiental e educação ambiental. Entre as principais propostas, está a criação do Parque Natural Municipal do Pau Pombo, como forma de garantir a preservação desse importante patrimônio natural de Garanhuns.
#Garanhuns #PauPombo #ParquePauPombo #MeioAmbiente #PreservacaoAmbiental #Sustentabilidade #Nascentes #RiachoPauPombo #RioMundau #APPs #Biodiversidade #Agreste #AgresteMeridional #Pernambuco #Natureza #EducacaoAmbiental #PatrimonioNatural #Ecologia #Conservacao #UniversidadePublica #UPE #UFAPE #IFPE #ETE #GaranhunsPE #DefesaDoMeioAmbiente