Publicado em 18/07/25
Um estudo da Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com a CLAMPER, avaliou os efeitos da ausência de dispositivos de proteção contra surtos (DPS) externos em inversores fotovoltaicos. Dentre os responsáveis da produção do artigo, esteve presente o professor da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), Profº Gustavo Oliveira.
Realizada em laboratório, a pesquisa simulou surtos elétricos causados por descargas atmosféricas, analisando o impacto na durabilidade e no desempenho dos equipamentos. O objetivo foi demonstrar a importância da proteção externa na preservação dos inversores e na continuidade da geração de energia.
O coordenador de Engenharia de Aplicação da CLAMPER,Douglas Lara, comentou que o estudo teve um papel fundamental ao demonstrar a real necessidade da proteção externa em sistemas fotovoltaicos, algo que vai muito além de uma iniciativa isolada da empresa ou da academia. “Foi muito importante não só para esclarecer, aqui no Brasil, que a proteção externa não é uma invenção da Universidade ou da CLAMPER. A string box é uma necessidade técnica prevista em norma (NBR 16690). É uma aplicação obrigatória, uma regra estabelecida pelas normas brasileiras”, afirma.
Gustavo Oliveira Cavalcanti atualmente é Professor Associado da Universidade de Pernambuco (UPE). Seus interesses de pesquisa incluem teoria e aplicações eletromagnéticas, instrumentação óptica, plasmônica, qualidade de energia elétrica, interferência e compatibilidade eletromagnética, sensoriamento e sistemas de controle eletrônico de ruptura.