Na quinta-feira 25 de setembro de 2025, aconteceu, no auditório da GRE-SMSF/Petrolina, o segundo encontro voltado à Formação Continuada para os professores de Língua espanhola da região. A atividade é uma parceria entre a área de espanhol, da Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola da UPE, campus Petrolina e a Gerência Regional de Educação de Petrolina. Na ocasião, participou como ministrante da formação o professor Dr. Guilherme Belcastro de Almeida, docente de língua e literatura espanhola da graduação.
No encontro, cujo título foi POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ARTES NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA, o docente começou abordando a importância de que os professores, para o melhor trabalho com as artes do mundo hispânico em sala de aula, sejam eles mesmos partícipes deste mundo, aprofundando constantemente seus interesses e conhecimentos acerca das mais variadas formas de arte produzidas em língua espanhola e em outras línguas que fazem parte desse contexto. Na sequência, o professor e os participantes se debruçaram sobre discussões teóricas e metodológicas recentes e relevantes acerca do trabalho com as várias formas de arte nas salas de aula de línguas, em geral, e mais especificamente nas de Língua Espanhola. Por fim, debateu-se acerca de exemplos a partir dos quais essas estratégias e possibilidades poderiam se concretizar.
A formação continuada de professores da rede pública está dentro das atividades pensadas pela Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e busca fortalecer o ensino de Língua Espanhola e qualificar os docentes do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, faz parte das ações desenvolvidas no décimo aniversário do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol da UPE, no Vale do São Francisco



