A Universidade de Pernambuco (UPE) esteve representada na 11th International Conference on UNESCO Global Geoparks, realizada de 8 a 12 de setembro de 2025, em Temuco (Chile), maior evento mundial sobre geodiversidade, geoconservação, geoturismo e geoparques.
A UPE foi representada pela Profa. Dra. Thaís de Oliveira Guimarães (Curso de Geografia/PPGCTA – Campus Petrolina), pesquisadora associada ao CGeo/UTAD e à Cátedra UNESCO de Geoparques (Portugal).
A professora apresentou trabalhos de doutorandas do PPGCTA/UPE: Karine Castro (Projeto Geoparque Vale do São Francisco), Andreza Figueiredo (Projeto Geoparque do Pajeú) e Luciana Lacerda (PPG-EHCT/UNICAMP), sobre turismo criativo em Barbalha/CE (Geoparque Araripe/UNESCO).
As pesquisas contam com a parceria do Prof. Dr. Artur Sá (UTAD/PT), presidente da Rede Global de Geoparques (GGN), e da Profa. Dra. Emmaline Rosado (UNAM/México), coordenadora da Rede GEOLAC.
Segundo a professora, a participação fortalece a inserção internacional da UPE e amplia a visibilidade da produção científica do Semiárido.
Atualmente existem 229 Geoparques Mundiais da UNESCO em 50 países, territórios que unem geologia, natureza e cultura para educação, desenvolvimento sustentável e turismo.
A presença da UPE no evento reforça seu compromisso com ciência, internacionalização e valorização dos territórios do Semiárido, inserindo os potenciais geoparques do Vale do São Francisco e do Pajeú no debate internacional.
