Especialização em Ensino de Biologia

Sobre o curso

O Curso de Especialização em Ensino  de  Biologia  objetiva subsidiar o professor, particularmente aquele que atua na Educação Básica , no trabalho de docência, enfocando para isso saberes norteadores de sua Prática na área de Ciências da Natureza.

A Universidade de Pernambuco que, traz em sua expertise a formação docente nos seus cursos de Licenciatura propõem fortalecer esta formação através do curso que traz em seu planejamento uma proposta de disciplinas integradas entre si e integradoras da teoria e prática dentro do trabalho docente em salas de aula na Educação Básica.

Disciplinas

Imobilização de biomoléculas em filmes e revestimentos à base de Polissacarídeos
Ementa: O objetivo desta disciplina é ampliar os conhecimentos sobre carboidratos, mais especificamente carboidratos complexos do tipo polissacarídeos, focando nas atuais metodologias de obtenção e caracterização destas biomoléculas, além de suas principais e mais recentes aplicações biotecnológicas. As pesquisas sobre a produção de biomateriais desenvolvidos a partir de polissacarídeos é de grande importância e têm sido amplamente incentivadas pelos principais centros de tecnologia ao redor do mundo, principalmente no que se refere à utilização destes produtos pelas indústrias biomédica, farmacêutica, cosmética e alimentar. Nesse sentido, a disciplina mostra-se benéfica e inovadora, possibilitando os alunos consolidarem as bases para a evolução do conhecimento científico, além da permuta de experiência profissional entre os envolvidos e a fixação dos assuntos abordados através das discussões em sala de aula.
Ensino de Biologia Celular dos Tecidos e do Desenvolvimento
Ementa: elucidação dos diversos mecanismos biológicos envolvidos com a formação do indivíduo, da estrutura celular e de como os tecidos estão organizados e seu funcionamento de maneira integrada no corpo humano
Educação e Saúde
Ementa: Fundamentos teóricos e metodológicos da educação em saúde, objetivos da educação em saúde, diferentes abordagens e metodologias didático-pedagógicas como ferramentas para a educação em saúde, o processo ensino-aprendizagem integrado às questões de saúde na escola e na comunidade.
Utilizando o lúdico como ferramenta pedagógica
Ementa: O lúdico é um recurso que pode ser utilizado como ferramenta pedagógica, auxiliando o desenvolvimento e estimulando a aprendizagem do indivíduo, despertando o interesse do estudante de um jeito novo e dinâmico. A ludicidade pode ampliar a esfera de conhecimento e facilitar o desenvolvimento de competências que são de extrema importância para a vida. Dessa maneira, essa disciplina propõe discutir sobre alguns métodos de ensino aprendizagem através da utilização de atividades diferenciadas como jogos didáticos, brincadeiras e materiais lúdicos que envolvem o ensino de Biologia.
Coleções biológicas no Ensino de Ciências
Ementa: As coleções biológicas são recursos didáticos imprescindíveis para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que auxiliam o desenvolvimento de metodologias que possibilitam aos discentes estudar e analisar os seres de forma mais concreta. As coleções também são testemunhos da biodiversidade já extinta pela ação antrópica, sendo importantes espaços para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, a presente disciplina visa discutir como são montadas e organizadas as coleções biológicas, e como através delas, os professores de ciências e biologia podem trabalhar conteúdos teóricos e práticos de botânica, zoologia e microbiologia, em especial para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio, destacando também o potencial das coleções nas atividades de educação ambiental visando a preservação da biodiversidade.
Representações Sociais e o Ensino de Biologia
Ementa: Fundamentos da teoria das representações sociais. Dimensões ou campo de representação ou imagem. Núcleo central e o sistema periférico das representações sociais. Difusão, propagação e propaganda e suas influências nos valores, atitudes, comportamentos. Reflexões do teórico e prático das representações sociais no Ensino de Ciências. Abordagem associativa da técnica de associação livre de palavras.
Recursos Didáticos para o Ensino de Fisiologia e Anatomia
Ementa: Fundamentos teóricos e metodológicos para análise e desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de Ciências e de Biologia; Desenvolvimento de modelos didáticos propondo novas possibilidades no processo ensino de ensino e aprendizagem.
Vivências e práticas no ensino da botânica
Ementa: A Botânica é uma das áreas da biologia que apresenta maior dificuldade em atrair o interesse do aluno, principalmente por seu caráter majoritariamente teórico e de memorização. A utilização de recursos didáticos práticos que conectem a realidade do aluno ao aprendizado sobre biologia vegetal deve ser de fácil acesso, com utilização de materiais do cotidiano dos alunos, e que despertem o interesse do estudante e dos professores para a relevância das plantas na nossa vida. Assim, essa disciplina propõe atualizar professores da educação básica em temas relevantes da botânica, e desenvolver aulas práticas de fácil realização para aplicação em sala de aula.
Atividades práticas e lúdicas no ensino de Genética e Evolução
Ementa: Planejamento, execução e discussão de propostas de aulas práticas de Genética e Evolução, exequíveis para o ensino fundamental e o ensino médio considerando-se a disponibilidade de infraestrutura das escolas. Orientar os alunos para que possam analisar criticamente o ensino de conceitos relacionados à Genética e Evolução presentes nos livros didáticos da lista do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC), através de práticas criativas e inovadoras.
Metodologia da pesquisa qualitativa
Ementa: A disciplina na pós-graduação do Ensino de Biologia, visa aprofundar os conceitos aplicados às pesquisas com abordagem qualitativa, reconhecendo os “vieses filosóficos” e interpretando a epistemologia da ciência. As relações entre métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos no ensino da Biologia; características da pesquisa qualitativa; estudo de caso e problemas de inferência; estratégias de comparação; métodos de análise de discurso; grupos focais; o método biográfico nas Ciências. Biografia. A utilização de entrevistas como método de pesquisa. Constituição e utilização de acervos documentais orais. Questões éticas referentes aos métodos qualitativos. Como o objetivo de compreender e aplicar os métodos qualitativos nas pesquisas Biológicas: conceitos, pressupostos, objetivos e recursos metodológicos na pesquisa qualitativa e a sua importância nas pesquisas de ensino em ciências Biológicas.
Imunologia e Vacinas
Ementa: Estudar os mecanismos celulares e moleculares da resposta imunológica orgânica utilizando os fundamentos das vacinas e da vacinação. Compreender como se deu historicamente o desenvolvimento das vacinas. Entender como acontecem os mecanismos imunológicos das respostas inatas e adaptativas. Entender como a utilização de antígenos vacinais leva a formação da resposta imunológica e como se da a formação de memoria imunológica. Compreender conceitos de regulação imunológica durante infecções ou no processo de vacinação. Investigar as principais técnicas e tecnologias atualmente disponíveis para investigação da resposta imunológica induzida pelas vacinas. Compreender quais são as principais etapas para o desenvolvimento das vacinas e quais são os testes clínicos necessários para que possam ser produzidas e utilizadas em seres humanos.
Novas tecnologias aplicadas ao ensino
Ementa: O uso de tecnologias e mídias na construção de material didático, aulas e propostas de planejamento a partir o uso de aplicativos. Proposta pedagógica utilizando tecnologias, sala de aula invertida, Ensino Blended, Ensino híbrido, ambiente de aprendizagem.
BNCC atualização curricular
Ementa: Currículo, Parâmetros curriculares de Ciências da Natureza, Proposta de Parâmetros do estado de Pernambuco para Educação básica e EJA, Base Nacional Comum Curricular, Políticas Públicas voltadas ao ensino e a sua influência na construção do currículo e mecanismos que as influenciam.
Pedagogia de projetos científicos interdisciplinares
Ementa: Elaboração de projetos científicos interdisciplinares, projetos associados à prática pedagógica, projetos de contextualização da prática de ensino, a metodologia científica e projeto científico, delineamento de um projeto científico, delineamento de uma pesquisa, metodologia para formação de monografias, dissertações e teses. Produção de artigos científicos e como organizar um referencial teórico.

 

Coordenação

Prof. Dra. Rosângela Estevão Alves Falcão 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5946518736077473

Corpo docente

Alissandra Trajano Nunes: http://lattes.cnpq.br/9481915719146847

Ana Carolina de Carvalho Correia: http://lattes.cnpq.br/0934946620890424

Elisângela Ramos Castanha: http://lattes.cnpq.br/983190483680263

Hiram Marinho Falcão: http://lattes.cnpq.br/6602665505436088

Luiza Rayanna Amorim de Lima: http://lattes.cnpq.br/2091307157054280

Marina de Sá Leitão Câmara de Araújo: http://lattes.cnpq.br/4315354380176563

Natalie Emanuelle Ribeiro Rodrigues: http://lattes.cnpq.br/4443122163296249

Priscilla Barbosa Sales de Albuquerque: http://lattes.cnpq.br/2091307157054280

Rafael Freitas da Silva: http://lattes.cnpq.br/3803445585961528

Rosângela Estevão Alves Falcão: http://lattes.cnpq.br/5946518736077473

Vera Lucia Chalegre de Freitas: http://lattes.cnpq.br/2501758841075630

Vladimir da Mota Silveira Filho: http://lattes.cnpq.br/2796640443683985

Xavier Arnan Viadiu: http://lattes.cnpq.br/0204772340851287

Petrucio Luiz Lins de Morais: http://lattes.cnpq.br/0928146098001196