Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas – PROCADI

APRESENTAÇÃO

Vivemos numa sociedade considerada pluricultural, possuidora de uma imensa diversidade, formada pelos diferentes povos africanos que foram trazidos para o Brasil, pela presença de povos indígenas, e de povos das diferentes correntes migratórias europeias e outros povos que para cá vieram.

Nossa sociedade se constitui à luz da globalização, o que leva a redimensionar um conjunto de valores, saberes e conhecimentos, cuja lógica principal é de um sistema de exclusões, capaz de desconsiderar as identidades diferenciadas, as práticas sociais, políticas e culturais dos diferentes grupos étnico- raciais; indicadores que revelam como estão entrelaçados os processos de desigualdade social e racial.

Pernambuco é uma das regiões brasileiras onde o tráfico de escravos foi intenso e, segundo dados do Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva – CEDEF (MG), concentra cerca de 180 comunidades quilombolas.

Um estudo realizado por Henriques (2001) denuncia os processos de naturalização da desigualdade no Brasil, que se encontra na sociedade civil, manifestada através de resistências teóricas, ideológicas e políticas. O autor afirma que a pobreza no Brasil tem cor, indicando como um dos principais determinantes da pobreza, a desigualdade racial, considerado como o maior problema estrutural do Brasil; devendo ser o combate uma das prioridades das políticas públicas. É certo, que nos últimos anos, esse combate vem se processando de maneira mais ativa, principalmente durante o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva e tem tido continuação no governo atual, porém, o problema ainda está longe de ser resolvido. Portanto, para que tenhamos uma sociedade mais justa e democrática, faz-se necessário refletir sobre esses processos de desigualdade.

Frente a esses desafios, a Universidade de Pernambuco – UPE toma a iniciativa de promover o curso de pós-graduação stricto-sensu, a nível de mestrado profissional em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas, para preencher uma lacuna que há tempos foi formada, tendo em vista a sanção da Lei nº. 10.639, de Janeiro de 2003, complementada pela Lei 11.645 de 2009, alterando a Lei 9.394, de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes da educação nacional, incluindo no currículo oficial da Rede de Ensino, a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, bem como, a Cultura Indígena, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e particulares.

Muitas universidades não se reorganizaram para o atendimento da Lei no que concerne à formação de professores, não incluindo em seu currículo de graduação os conteúdos referentes à História e a Cultura dos africanos e afro-brasileiros, bem como dos povos indígenas; o que dificulta que nossas escolas trabalhem numa perspectiva inter/multicultural, respeitando as diferenças étnico/raciais/culturais.

No entanto, a Universidade de Pernambuco – UPE não somente criou o Núcleo de Estudos sobre África e Brasil – NEAB em 2008, como já colocou nos currículos de graduação estas temáticas e iniciou o curso de Especialização em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos indígenas, na modalidade a distância. Essas medidas são extremamente necessárias a seus egressos, bem como, aos egressos de outras instituições do Estado de Pernambuco.

A valorização e o fortalecimento de uma Educação Étnico-racial, contemplando todos os âmbitos da sociedade pernambucana, visando a inclusão das comunidades remanescentes de quilombo e as comunidades indígenas constituirão a força motriz desse projeto, pois “o conhecimento das culturas africanas tradicionais, das mitologias africanas, o aprendizado das religiões afro-brasileiras, dos conflitos, das tensões e demandas de homens e mulheres negros possibilitará re-significar sociabilidades, acontecimentos, negociações e contradições capazes de promover uma outra representação e conhecimento da sociedade brasileira, propiciando o desmonte de leituras e memórias que perenizam a discriminação e conduzem aos segregacionismos”. (Campos, 2005, p.03) Isso se aplica, também, à Cultura Indígena.

 

COORDENAÇÃO

Prof.ª Dr.ª Silvania Núbia Chagas – Coordenadora

Prof.ª Dr.ª Vânia Fialho – Vice-coordenadora

 

CORPO DOCENTE

Dr. Adjair Alves – CV: http://lattes.cnpq.br/1871456580669507

Dr. Bruno A. Dornelas Câmara CV: http://lattes.cnpq.br/0549419589287865

Dr. Carlos André Silva de Moura – CV: http://lattes.cnpq.br/7326008990043247

Dr. Carlos Reis – CV: http://lattes.cnpq.br/5177795411648625

Drª. Dayse Cabral de Moura – CV: http://lattes.cnpq.br/7044023355062076

Drª. Érika de Sousa Mendonça – CV: http://lattes.cnpq.br/5162383049547519

Dr. Geam Karlo Gomes – CV: http://lattes.cnpq.br/6941717348545116

Dr. Giorge André Lando – CV: http://lattes.cnpq.br/1245219820023627

Dr. Jairo Nogueira Luna – CV: http://lattes.cnpq.br/7131917058805793

Dr. Josaniel Vieira da Silva – CV: http://lattes.cnpq.br/6878634906982235

Drª. Karina Moreira Ribeiro da Silva Melo – CV: http://lattes.cnpq.br/1575639818209549

Dr. Ricardo José Lima Bezerra – CV: http://lattes.cnpq.br/1048863908643260

Drª. Sandra Simone Araujo – CV: http://lattes.cnpq.br/6410535759183360

Drª. Silvania Núbia Chagas – CV: http://lattes.cnpq.br/4606917035558375

Drª. Tárcia Regina da Silva – CV: http://lattes.cnpq.br/5951919363361300

Dr. Valdir Ferreira da Silva – CV: http://lattes.cnpq.br/1428121228507900

Drª. Vânia Fialho – CV: http://lattes.cnpq.br/6576287186569143

 

LINHAS DE PESQUISA

  1. ETNICIDADE E PROCESSOS IDENTITÁRIOS

Início 05/2017  Área de Concentração: CULTURAS AFRICANAS, DA DIÁSPORA, E DOS POVOS INDÍGENAS

  1. LINGUAGEM, ARTE E SISTEMAS SIMBÓLICOS

Início 05/2017  Área de Concentração CULTURAS AFRICANAS, DA DIÁSPORA, E DOS POVOS INDÍGENAS

 

DISCIPLINAS

  • ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA CULTURA AFRICANA E DOS POVOS INDÍGENAS
  • DISSERTAÇÃO TCC
  • EDUCAÇÃO, MÍDIA E RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS NO BRASIL
  • Escravidão, Abolição e Pós-abolição – Debates Historiográficos e Experiências de Pesquisa
  • ESTÁGIO CURRICULAR
  • ETNOLOGIA BRASILEIRA
  • HISTÓRIA E CULTURA DA DIÁSPORA E DOS POVOS AFRICANOS
  • INFLUÊNCIAS DAS LÍNGUAS AFRICANAS E AMERÍNDIAS NA FORMAÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
  • LÍNGUA PORTUGUESA: DIVERSIDADES E CÂNONES LITERÁRIOS
  • LITERATURAS AFRICANAS
  • METODOLOGIA DO ENSINO DAS CULTURAS AFRICANAS, DA DIÁSPORA, E DOS POVOS INDÍGENAS
  • PATRIMÔNIO CULTURAL
  • PESQUISA CIENTÍFICA APLICADA ÀS CULTURAS AFRICANAS, DA DIÁSPORA, E DOS POVOS INDÍGENAS
  • POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
  • PRÁTICA ANTROPOLÓGICA E DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS
  • QUILOMBOS E REMANESCENTES DE QUILOMBOS NO BRASIL: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
  • TEORIA E PESQUISA ANTROPOLÓGICAS
  • TÓPICOS DE ANTROPOLOGIA CULTURAL

REGIMENTO PROCADI

E-MAIL PARA CONTATO: procadi@upe.br