Sobre a Coordenação de Extensão
Sobre a Coordenação de Extensão
Coordenador Setorial de Extensão e Cultura
Prof. Fábio Henrique Cavalcanti de Oliveira
E-mail: fabiohcavalcanti@upe.br
Ana Carla Lemos
Assistente Técnica em Gestão Universitária
R. Arnóbio Marquês, 310 – Santo Amaro, Recife – PE, 50100-130
E-mail: cec.fcm@upe.br
Telefone: +55 81 31833516
Sobre a Coordenação de Extensão
A coordenação setorial possui uma responsabilidade de ser interlocutora entre as demandas da unidade de ensino (FCM – Faculdade de Ciências Médicas do Campos Santo Amaro), oriundas das particularidades inerentes a prática educacional dessa unidade de ensino, à gestão da Universidade, por meio da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Na unidade, a coordenação setorial possui atendimento a comunidade acadêmica (corpo docente, discente e de técnicos administrativos) esclarecendo sobre os objetivos da extensão universitária e dirimindo as dúvidas inerentes as práticas extensionistas.
As práticas extensionistas (Programas, Projetos, Cursos, Oficinas, Eventos e Prestação de serviços) são reguladas pela PROEC, por isso, é de suma importância a observância do site/aba desta Pró-reitoria (http://www.upe.br/extensao.html), pois lá está posto e atualizado todas as diretrizes anuais para o desenvolvimento da extensão em cada unidade de ensino da Universidade de Pernambuco.
Objetivos:
A Extensão, entendida como processo educativo, cultural e científico, articula-se com ensino e pesquisa e se destina a viabilizar as relações mútuas e de complementaridade entre a Universidade e a sociedade (Estatuto da UPE, Artigo 73), com esses objetivos:
– Articular a Universidade com a sociedade, estabelecendo compromissos, parcerias e ações múltiplas na transferência de conhecimentos, tecnologias e competências aos diversos segmentos sociais.
– Incentivar ações de cultura e manifestações artísticas que procurem resgatar as raízes culturais de grupos organizados em âmbito regional, nacional e internacional.
Ligas Acadêmicas
Ligas Acadêmicas
FLUXO DAS LIGAS ACADÊMICAS – UPE
As LIGAS acadêmicas da UPE são orientadas através das diretrizes da Resolução CEPE 092/2019. Para criação das LIGAS Acadêmicas é preciso ter um/a professor/a orientador/a, seguir os modelos dos documentos disponíveis no site, os documentos que precisam ser providenciados são:
- Ata de fundação;
- Estatuto de constituição;
- Proposta de Formação da Liga;
- Anexo III;
- Ficha de Cadastro ( https://forms.gle/JqvJyQuW8CFVdEk46)
Todos os documentos devem ser preenchidos, assinados e rubricadas em todas as páginas. As regularizações da LIGAS Acadêmicas têm validade de um ano. Devendo ser renovadas e entregues todos os documentos originais na Coordenação Setorial de Extensão e Cultura – CEC. Qualquer modificação na diretoria, os documentos devem ser atualizados e encaminhados a CEC. Lembrando que as LIGAS Acadêmicas não atualizadas não conseguem emissão de declarações e certificados.
ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DAS LIGAS ACADÊMICAS
Todas as atividades desempenhadas pelas LIGAS devem ser encaminhadas Atas para a Coordenação Setorial de Extensão e Cultura – CEC (Link de envio: https://forms.gle/a3hCbeKYHKnu6Qt58), assim como relatório , fotos, se houver, (Link de envio: https://forms.gle/VDMqX1UGiFeN6Cys5) para compor o histórico das LIGAS.
As atas e relatórios devem ser validados pela orientação da Liga antes de ser entregues a CEC e devem ser encaminhados através do link (https://forms.gle/axxFtFkFphxVPJPt5)
CERTIFICADOS/DECLARAÇÁO – DIRETORIA LIGAS
Os certificados e declarações da diretoria das LIGAS Acadêmicas são emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC.
OBS.: Os documentos mencionados só podem ser emitidos se as documentações das LIGAS estiverem atualizadas junto a Coordenação Setorial de Extensão e Cultura – CEC.
CERTIFICADOS/DECLARAÇÁO – LIGANTES
Os certificados e declarações dos/as ligantes são confeccionados pelas LIGAS a partir de modelo aprovado pela Coordenação Setorial de Extensão e Cultura – CEC onde esta assina junto a direção da FCM. No entanto, todas as documentações das LIGAS devem estar atualizadas.
No caso de emissão de atividades com carga horária é preciso apresentar as atas, validadas pela orientação da Liga.
Documentos das LIGAS:
Organograma
Fluxo das LIGAS
https://drive.google.com/file/d/1v4yM6z37LTvmDw3qQmBOXLRDX0R9qyg_/view?u sp=sharing
Instrução Normativa n.º 19/2021
Suspensão provisória de autorização de novas LIGAS acadêmicas, até fevereiro de 2022.
https://drive.google.com/file/d/1yK_Lu5d4OoJ6_pRgOxi-63fwEQctEmlh/view?usp=sharing
Editais e Bolsas
Editais e Bolsas
Para conhecer os editais de Projeto de Extensão – PFA, Fluxo Contínuo e Bolsas, acessar o site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC.
http://upe.br/editais2.html
Cerificados/Declarações - Projetos de Extensão
Cerificados/Declarações - Projetos de Extensão
Todos os documentos de comprovação dos projetos de extensão tanto do PFA, quanto do Fluxo Contínuo são emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC, desde que apresentadas às atas das atividades, relatórios, validadas pelo/a professor/a.
Contato da Secretaria da PROEC – 81-31833766 – proec.sec@upe.br
PET - Projetos de Extensão Tecnológica
PET - Projetos de Extensão Tecnológica
O PET – Capacitação Tecnológica em Internet das Coisas na segurança térmica de produtos termolábeis em ambiente hospitalar: caso CISAM.
Voltado para a realização de objetivos concretos e com potencial para analisar problemas reais e buscar soluções úteis para a população, este projeto busca aproximar os alunos da saúde aos temas de Tecnologias da Informação, bem como o inverso, aproximando temáticas de TIC a problemas reais da saúde. Lidar com a temática de Internet das Coisas na saúde, em um projeto de extensão tecnológica é abrir a possibilidade de desenvolvimento e integração de sistemas, transpondo barreiras de conhecimento a fim da popularização da IoT na saúde e suas diversas aplicações.
Na possibilidade de se enfrentar problemas reais da saúde por meio de IoT, um tema foi escolhido como norteador de soluções: segurança térmica em termolábeis por internet das coisas.
Na prática, isso quer dizer que os produtos termolábeis (medicamentos, vacinas, soros etc.) devem ser submetidos a uma condição especial de armazenagem, em ambiente refrigerado, para que se mantenha as suas características. Portanto, trata-se de um ciclo que requer manutenção e monitoramento constantes. Ou seja, medicamentos e vacinas, por exemplo, precisam de controle frequente, da saída da fábrica, passando pelo transporte, até o destino (posto de saúde, clínica de vacinação, farmácia, hospital etc.). E nestes locais a cadeia do frio começa no recebimento do material termolábil e acaba no momento da administração ao paciente.
Associar a formação e capacitação tecnológica em saúde a uma responsabilidade do fazer hospitalar que é a dispensação (ato de disponibilizar para consumo) de um produto termolábil, justifica todo o empenho do grupo e de construção de novas parcerias.
Se você tem interesse de realizar o curso com possibilidade de gabar uma bolsa de até R$ 500,00 (quinhentos reais) por até 3 meses deverá acessar o google formulário, disponível no endereço https://forms.gle/4szERxZw6EKoGv5N9 para realizar a sua inscrição de acordo com o cronograma descrito neste edital (item 5). No formulário deve ser inserido, como um único documento em pdf, comprovante de matrícula, o histórico escolar (que seja possível identificação do coeficiente de rendimento escolar).
Dúvidas, entrar em contato com o e-mail da coordenação setorial de extensão e cultura da FCM/UPE: cec.fcm@upe.br
Baixar edital: https://drive.google.com/file/d/17Irg061MZwgIC0oOm5a4s70NSurUr8vA/view?usp=sharing
Cronograma detalhado: https://drive.google.com/file/d/1b7h5doHnk0MfZjs1QcOYi74HL3ouVt3V/view?usp=sharing