LACTAM

Rafael David Souto de Azevedo Coordenador Geral dos Laboratórios

Vladimir da Mota Silveira Filho Coordenador do Projeto LACTAM

Sâmara Roberta Andrade Nunes Responsável Técnica

Apresentação

O Laboratório de Assistência Científica e Tecnológica do Agreste Meridional (LACTAM) é uma rede de laboratórios multiusuário situada da UPE Campus Garanhuns, fundada em 2022 a partir da aprovação do Edital FACEPE 15/2022 (APQ-0882-9.26/22).

O principal objetivo do LACTAM é o desenvolvimento de pesquisas de inovação no combate à mastite bovina, doença que afeta com grande impacto a pecuária leiteira na região. Além disso, essa rede de laboratórios tem apoiado o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de conhecimento Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, voltadas à bioprospecção e aplicação de produtos biotecnológicos obtidos a partir dos recursos naturais do Agreste de Pernambucano.

Essa plataforma multiusuário permite a integração em parceria com outras unidades da UPE (campi Santo Amaro, Arcoverde e Serra Talhada) por meio da disponibilização de infraestrutura e equipamentos para o desenvolvimento de projetos institucionais de pesquisa na graduação (iniciação científica) e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). Além disso, prevê o desenvolvimento de parcerias com projetos vinculados a outras instituições de ensino/pesquisa e empresas.

Plataformas de serviços e equipamentos disponíveis

  • Plataforma de eletroforese: dispõe de toda aparelhagem necessária para análise eletroforética de DNA e proteínas, incluindo fonte elétrica Insight, cuba horizontal e cuba vertical dupla Digeo, transiluminador ultravioleta acoplado com câmera e sistema de fotodocumentação Major Science. Sediada no Laboratório de Biologia Molecular, UPE campus Garanhuns. Responsável: Vladimir Silveira.
  • Sistema de leitura de microplacas: dispõe de leitora de microplacas Hermo Multi Skan Go, utilizada para ensaios imunoenzimáticos, quantificação de ácidos nucleicos, análise de pureza do DNA, ensaios proteicos, ensaios cinéticos de enzimas, ensaios de citotoxidade, ensaios de proliferação celular, além de sistema monocromador com grade de difração holográfica que permite seleção de qualquer comprimento de onda entre 200 e 1000 nm. Permite a análise de microplacas com 6, 12, 24, 48, 96 e 384 poços. Possui calibração automática e software operacional Skanit, para programação, controle e análise dos dados obtidos. Sediado no Laboratório de Microbiologia, UPE campus Garanhuns. Responsável: Natalie Rodrigues.
  • Sistema de espectrofotometria: dispõe de espectrofotômetro Bel Engineering UVM90 com feixe duplo, para análise de amostras tanto na faixa de luz ultravioleta, como também na faixa de luz visível. Utilizado na obtenção da absorbância (Abs), transmitância (%T), concentração direta (C) ou fator de concentração (eletrônico). Comprimento de onda com amplitude de 190 a 1100 nm. Sediado no Laboratório de Biologia Molecular, UPE campus Garanhuns. Responsável: Vladimir Silveira.
  • Plataforma para cultura de células: dispõe de cabine de segurança biológica Classe II-A1 Trox e incubadora de CO2Panasonic com monitoramento dos níveis de CO2 e sistema SafeCell-UV, ideal para a cultura de células. Essa plataforma ainda é equipada com microscópio invertido Coleman e microscópio de fluorescência Bel Engineerging. Sediada no Laboratório de Biologia Celular, UPE campus Garanhuns. Responsável: Luiza Lima.
  • Sistema de liofilização:  dispõe de liofilizador de bancada Liobras L101, composto por condensador com capacidade para até 3,0 Kg de gelo/24hs e câmara transparente em acrílico. Equipamento destinado ao uso laboratorial para desidratação por liofilização de produtos orgânicos ou inorgânicos contidos em frascos, balões, ampolas ou bandejas. Sediado no LABEA, UPE campus Garanhuns. Responsável: Natalie Rodrigues.
  • Plataforma de criopreservação: equipado com ultra freezer Indrel IULT 335D, que permite a estocagem e preservação de materiais biológicos e reagentes a uma temperatura entre -50°C e -86°C, com capacidade de 368 litros. Sediada no Depósito dos Laboratórios, UPE campus Garanhuns. Responsável: Ana Carolina.
  • Plataforma de histopatologia: dispõe de micrótomo de 0,5 a 60 µm Easypath, dispensador de parafina Lupetec, banho histológico Lupetec, placa aquecedora digital Lupetec, histotécnico ONA, estufa de secagem Fanem e capela de exaustão Lucadema, para o desenvolvimento de análises histopatológicas para pesquisa e diagnóstico de doenças. Sediada no Laboratório de Biologia Molecular, UPE campus Garanhuns. Responsável: Luiza Lima.
  • Plataforma microbiológica (NB2): dispõe de cabine de segurança biológica Classe II-A1 Pachane, estufa bacteriológica Quimis, duas incubadoras shaker Nova Analítica e Innova, contador de colônias Phoenix, além de duas autoclaves verticais Prismatec de 75 litros e estufa de esterilização De Leo de 40 litros, para descontaminação e esterilização. Ambiente NB2 destinado à cultura de microrganismos (bactérias, fungos e leveduras). Sediada no Laboratório de Microbiologia, UPE campus Garanhuns. Prof. Vladimir Silveira.
  • Sistema de PCR e qPCR: dispõe de dois termocicladores, sendo um aparelho termociclador simples marca Aeris com dois blocos independentes para microtubos de 0,2 uL, e outro termociclador com sistema de leitura em tempo-real para placas de 96 poços modelo Amplio 96 da Loccus. Utilizados para reação em cadeia da polimerase convencionais ou quantitativa. Sediado no Laboratório de Biologia Molecular, UPE campus Garanhuns. Responsável: Prof. Vladimir Silveira.
  • Plataforma de análise físico-química: dispõe de vários equipamentos que possibilitam diversos tipos de análise físico-química de materiais, soluções e compostos orgânicos e inorgânicos: medidor de pH Mstecnopom, refratômetro, turbidímetro Del Lab, viscosímetro Marte Científica, condutivímetro EEQ 9026, moinho Innova AISI 304, banho-maria Quimis, medidor do ponto de fusão e ebulição Quimis, sonicador Ultronique, balança analítica Edutec e centrífuga refrigerada Mega Turge 16R com rotor para microtubo e tubos tipo falcon. Sediada no LABEA, UPE campus Garanhuns. Responsável: Profa. Priscilla Albuquerque.
  • Sistema de rotaevaporação: dispõe de evaporador rotativo à vácuo Fisatom, manta aquecedora Edutec e sistema de resfriamento, utilizado na obtenção de extratos vegetais e pré-purificação por partição. Sediado no LABEA, UPE campusGaranhuns. Responsável: Profa. Ana Carolina.

 

Agendamento

Para agendar suas atividades, basta baixar o formulário (link abaixo), preencher e enviar diretamente para a técnica Sâmara (instruções no próprio formulário). Depois é só aguardar retorno do pesquisador responsável por cada plataforma. FORMULÁRIO

Comitês dos Laboratórios Multiusuários