Concluído o treinamento de servidores do ICB para implementar serviço de sequenciamento no Laboratório Multiusuário em Saúde (LMS)

A direção do Instituto de Ciências Biológicas-UPE informa que nos dias 6 a 8/10 de outubro do corrente ano, foi realizado o curso (20 horas) de treinamento que contemplou conteúdos teórico-práticos abordando o Sequenciamento de Sanger, Reação de Sequenciamento, Purificação da Reação de Sequenciamento, Análise de Fragmentos, Operação do equipamento (calibrações, softwares e análises de dados) e Aplicações, com momento de discussão sobre problemas e soluções. O curso foi ministrado pela técnica responsável: Eloísa Dognani Castro (Field Applications Scientist) da empresa Life Sciences Solution (Thermo Fisher Scientific), detentora de exclusividade no Brasil. Durante o treinamento foram realizadas 12 reações de sequenciamento e purificação, gerando sequências analisáveis. Participaram do curso os biólogos Adauto Neto, João Pacífico e Rita Xavier, a Profa. Tereza Cartaxo e o Posdoc Igor Amorim.

Este curso correspondeu ao cumprimento de uma etapa crucial para a implementação das atividades de sequenciamento e análise de sequências no Laboratório Multiusuário em Saúde (LMS) do Instituto de Ciências Biológicas, UPE, coordenado pelo Prof. Bruno Carvalho. Esse sequenciador foi adquirido com recursos da chamada pública MCT/MS/FINEP – Ação transversal para implantação de unidades de pesquisa clínica. Esse projeto foi coordenado pelo Prof. Moacir Novais e teve como membro da equipe a Profa. Tereza Cartaxo. O equipamento depois de alguns anos de adquirido foi disponibilizado para uso no LMS. Entretanto, devido a problemas que exigiam a sua manutenção, foi necessário adquirir recursos para que o equipamento tivesse condições de uso.

Recentemente, foi aprovada a proposta submetida ao edital ‘Seleção Pública de Propostas para Apoio Financeiro Contínuo à Manutenção Corretiva de Equipamentos Multiusuários” da FINEP (SOS Equipamentos), para qual obtivemos o valor de R$ 52.837,00 (cinquenta e dois mil oitocentos e trinta e sete reais), que representou 50% do valor solicitado na proposta, destinados a manutenção corretiva do ABI 3500 Genetic Analyser. Para complementação desse recurso, contamos o apoio dos professores do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada (PPGBCMA) que concordaram em usar recursos de pesquisa destinados ao Programa para compra de reagentes e que fossem utilizados em parte para a manutenção do equipamento. Recebemos também o apoio da PROPEGI na disponibilidade em complementar parte dos recursos necessários a manutenção do sequenciador.

Ainda segundo a diretora do ICB, Profa. Rita Moura, o sequenciador é um equipamento robusto que atenderá além da comunidade da UPE, instituições parceiras como por exemplo, usuários do Laboratório de Genética Forense Eduardo Campos, da Secretaria de Segurança Pública (SDS), da UFPE. Disse ainda que com o sequenciador funcionando será possível trabalharmos no sentido de reativar o serviço de identificação humana – paternidade que foi descontinuado em 2019. Para isso, serão necessários novos investimentos para adequar o uso do sequenciador, pois as condições atuais só permitem o atendimento a pesquisa. De modo que será necessário buscar recursos via editais públicos e/ou emendas parlamentares para essa ação.

Destacamos ainda que em relação ao agendamento para sequenciamento por usuários, ocorrerá no mesmo fluxo adotado para os demais equipamentos: cadastro do projeto, cadastro do usuário com anuência do orientador. Mais informações no site do Laboratório Multiusuário em Saúde – Instituto de Ciências Biológicas (upe.br). O agendamento será liberado assim que a coordenação do LMS junto a equipe avaliar os custos para funcionamento e manutenção do equipamento.