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Bacharelado em Fisioterapia - Universidade de Pernambuco

BACHARELADO EM  FISIOTERAPIA

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Bacharelado em Fisioterapia /
Multicampi Petrolina

COORDENADOR:
Rogério Gonçalves

E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DO PARECER:
032/2023-CES

VIGÊNCIA DO PARECER:
01/01/2029

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
10 (Dez)

TURNO DE OFERTA:
Matutino e vespertino

VAGAS POR ENTRADA:
40 vagas anuais.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

O curso de Fisioterapia foi aprovado pelo Conselho Universitário através da Resolução CONSUN nº 20/2006 e teve início no final do mesmo ano. O reconhecimento do curso ocorreu em 2011, por meio do Parecer CEE/PE Nº 13/2011-CES. O último reconhecimento do Curso foi homologado em 12/12/2018, de acordo com Parecer CEE/PE nº 096/2018-CES, pela Portaria do Secretário de Educação do Estado de Pernambuco nº 5.442, e definiu validade até 01/01/2020. Diante disso, foi necessário que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Fisioterapia, em colaboração com os demais docentes do colegiado, elaborasse o novo Projeto Pedagógico do Curso para renovação. Considerando o papel transformador da UPE, que tem como missão “produzir e difundir conhecimento, por meio do ensino, pesquisa e extensão universitária, formando profissionais reflexivos, críticos e cidadãos para atender às demandas da sociedade”, o NDE propôs reformulações do projeto vigente, buscando alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a fim de promover a formação de fisioterapeutas como agentes transformadores frente aos desafios da realidade regional.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

Competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo discente:

a) Atuar de acordo com os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
b) Atuar profissionalmente, baseado no mais alto nível de evidência científica disponível, respeitando as escolhas do indivíduo, considerando o contexto político, social, econômico e cultural no qual estão inseridos;
c) Atuar na promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde nos diferentes níveis de atenção à saúde, prezando pela integralidade da assistência;
d) Reconhecer a importância da atuação interprofissional, multi, inter e transdisciplinar na prática profissional;
e) Elaborar diagnóstico cinético-funcional a partir da escolha e utilização dos métodos e procedimentos de avaliação fisioterapêutica mais adequados;
f) Eleger as intervenções fisioterapêuticas mais apropriadas a fim de tratar as disfunções cinético-funcionais, em toda a sua extensão e complexidade, estabelecer prognóstico, reavaliar condutas e decidir pela alta fisioterapêutica;
g) Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde;
h) Elaborar pareceres, relatórios técnicos e atestados fisioterapêuticos;
i) Identificar a necessidade de encaminhamento de pacientes, quando necessário, a outros profissionais da saúde;
j) Conhecer métodos e técnicas de investigação para a elaboração e interpretação de trabalhos acadêmicos e científicos.
k) Aprender continuamente para manter-se atualizado a fim de aprimorar sua prática acadêmica e profissional.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

Têm-se debatido no Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso a intenção de implantar instrumento de acompanhamento do profissionais egressos, uma vez que ainda não estabelecemos método para essa finalidade. De modo geral, os docentes têm feedbacks positivos dos egressos, com ex-alunos que passaram em concursos públicos, concluíram cursos de mestrado e doutorado, abriram suas próprias clínicas, realizam residência, entre outros.