Universidade de Pernambuco Universidade de Pernambuco
A- A A+

Main Menu

  • Inicial
  • Institucional
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Conselhos Superiores
    • Estrutura Multicampi
    • Órgãos de Apoio
    • Órgãos Suplementares
    • CPCA
    • Assessoria de Convênios
    • Relações Internacionais - International Relations
    • Documentos
    • Assessoria de Imprensa
  • Notícias
  • Graduação
    • Cursos Presenciais
    • Cursos a Distância
    • Documentos
    • Pareceres de Reconhecimento dos Cursos de Graduação
    • Núcleo de Acessibilidade e Inclusão
    • ENADE
    • Formação Docente
    • Estágio
  • Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação
    • Pós-Graduação
    • Pesquisa
    • Inovação
  • Extensão
  • Complexo Hospitalar
  • Concursos
  • Programas
  • Inicial
  • Institucional
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Conselhos Superiores
    • Estrutura Multicampi
    • Órgãos de Apoio
    • Órgãos Suplementares
    • CPCA
    • Assessoria de Convênios
    • Relações Internacionais - International Relations
    • Documentos
    • Assessoria de Imprensa
  • Notícias
  • Graduação
    • Cursos Presenciais
    • Cursos a Distância
    • Documentos
    • Pareceres de Reconhecimento dos Cursos de Graduação
    • Núcleo de Acessibilidade e Inclusão
    • ENADE
    • Formação Docente
    • Estágio
  • Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação
    • Pós-Graduação
    • Pesquisa
    • Inovação
  • Extensão
  • Complexo Hospitalar
  • Concursos
  • Programas
  1. Você está aqui:  
  2. Início
  3. Institucional
  4. CPCA

CPCA - Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos

Missão

Atribuir um modelo acadêmico para os concursos docentes e discentes, sob a responsabilidade da Prograd, na Universidade de Pernambuco proporcionando mais qualidade, agilidade e transparência em todo o processo.

Estrutura Organizacional

  • Coordenação Geral – Profº Ernani Martins dos Santos
  • Coordenação Pedagógica – Profª Vania de Moura Barbosa Duarte
  • Coordenação de Infraestrutura e Logística – Servidora: Marluce Arante Coelho
  • Coordenação de Processamento de Dados – Profº Haroldo José Costa do Amaral

Equipe

  • Profº Ernani Martins dos Santos – Coordenação Geral e Presidente do Processo de Ingresso

Atribuições

Coordenação Geral

  • Elaborar e acompanhar os editais dos concursos acadêmicos em conjunto com as coordenações da PROGRAD;
  • Estabelecer normas para execução dos concursos acadêmicos em conjunto com as coordenações da PROGRAD;
  • Contribuir com as resoluções necessárias a organização dos concursos acadêmicos;
  • Realizar acompanhamento financeiro dos concursos acadêmicos;
  • Analisar o processo de concursos acadêmico e seus resultados;
  • Elaborar e acompanhar ps diversos Processos de Ingresso discente na Universidade.

Coordenação Pedagógica

  • Conceber o conceito pedagógico nos concursos acadêmicos, no que diz respeito as competências a serem avaliadas, em consonância com as diretrizes educacionais do ensino médio e da educação superior;
  •  Dialogar com os interlocutores da educação básica para discutir aspectos pedagógicos do processo de ingresso;
  • Definir o programa a ser utilizado no processo de ingresso;
  • Contribuir com a elaboração dos manuais do processo de ingresso;
  • Interagir com as bancas elaboradoras das questões para conduzir o processo pedagógico do processo de ingresso;
  • Coordenar os trabalhos de correção gramatical e de formatos das questões elaboradas pelas bancas;
  • Acompanhar, sistematizar e produzir os cadernos de prova dos concursos acadêmicos;
  • Discutir e acompanhar os temas de redação;
  • Coordenar o processo e correção das redações;
  • Coordenar o recebimento e resposta dos recursos impetrados às provas;

Coordenação de Infraestrutura e Logística

  • Realizar de visita in loco para verificar condições nos locais de prova utilizados nos concursos acadêmicos;
  • Identificar os pontos críticos nos locais de prova utilizados nos concursos acadêmicos;
  • Monitorar os locais para realização dos concursos acadêmicos;
  • Realizar levantamento de custos para implantação dos locais para realização dos concursos acadêmicos;
  • Elaborar instrumento que oficialize a cessão dos locais de prova dos concursos acadêmicos;
  • Elaborar critérios, de acordo com a competência de cada categoria de trabalho para seleção dos participantes dos concursos acadêmicos;
  • Realizar a seleção de pessoas que executarão atividades durante  os concursos acadêmicos de acordo com os critérios estabelecidos para cada processo e categoria;
  • Realizar formação das pessoas selecionadas para atuar nos concursos acadêmicos de acordo com cada categoria;
  • Estabelecer condições adequadas e de segurança para a rodagem, armazenamento e distribuição das provas dos concursos acadêmicos;
  • Dimensionar, realizar pedido e acompanhar a aquisição dos materiais necessários a realização dos concursos acadêmicos;
  • Promover a  divulgação dos concursos acadêmicos. 

Coordenação de Processamento de Dados

  • Identificar o grupo de trabalho dos sistemas de informação e comunicação dos concursos acadêmicos;
  • Elaborar e acompanhar o sistema operacional de inscrições para concursos acadêmicos;
  • Realizar monitoramento e avaliação do sistema de processamento de dados dos concursos acadêmicos;
  • Elaborar um sistema informatizado para inscrição de pessoas que executam atividades durante os concursos acadêmicos;
  • Analisar os pontos críticos identificados no processamento de dados dos concursos acadêmicos;
  • Estruturar uma proposta para o novo formato para o processo de correção das redações;
  • Elaborar um sistema de controle do processo de correção das redações;
  • Definir relatórios de dados de inscrição de candidatos, classificação, processo de remanejamento e outros necessários à avaliação de todo o processo;
  • Acompanhar sistematicamente os trabalhos de inscrição de candidatos, classificação, processo de remanejamento.

 

Contato

 

  • Atendimento (Público externo): 8h às 13h - Segunda à Sexta - (81) 3183.3660 / 3183.3791- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Atendimento (Público interno) - Home Office: 8h às 13h - Segunda à Sexta - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Secretaria: 8h às 13h - Segunda, Quarta e Sexta - (81) 3183-3734 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Secretaria (Atendimento Home Office): 8h às 17h - Terça e Quinta-feira  - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Coordenação Geral: 8h às 13h - Segunda e Quinta-feira  - (81) 3183-4000 - cEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Coordenação Geral (Atendimento Home Office): 8h às 17h - Segunda à Sexta-feira  - cEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Coordenação Pedagógica (Atendimento Externo): 8h às 13h - Terça, Quarta e Sexta - (81) 3183-4000 - cEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. /Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Coordenação Pedagógica  (Atendimento Home Office): 8h às 17h - Terça e Quinta-feira  - cEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Coordenação de Infraestrutura e Logística (Público Externo) : 8h às 13h - Terça e Quinta-feira - (81) 3183-4000 - cEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Coordenação de Infraestrutura e Logística (Home Office): 8h às 17h - Segunda, Quarta e Sexta-feira  - cEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

  • Institucional
  • Reitoria
  • Pró-Reitorias
  • Conselhos Superiores
  • Estrutura Multicampi
  • Órgãos de Apoio
  • Órgãos Suplementares
  • CPCA
  • Assessoria de Convênios
  • Relações Internacionais - International Relations
  • Documentos
  • Assessoria de Imprensa
  • Lista de Ramais
  • Eleições Quadriênio 2023-2026
  • Eleições Quadriênio 2019-2022

Governo de Pernambuco

  • Governo
  • Conheça Pernambuco
  • Portal do Servidor de PE
  • Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

 

SITE ANTIGO

Twitter

UPE Oficial
Comunicado à Comunidade Acadêmica da UPE sobre o processo de retomada às atividades acadêmicas Link: https://t.co/PrvMMm2NkS
UPE Oficial
A ferramenta de comunicação, WhatsApp, é fruto de trabalho de professores da UPE https://t.co/AIZ0WUdNsN
UPE Oficial
Fórum Científico e Cultural dos Estudantes de Enfermagem debate sobre a integralidade como ato de resistência nas s… https://t.co/jbNnmHMUNe
Avenida Agamenon Magalhães, S/N - Santo Amaro - Recife - PE - 50100-010 
Telefone: +55 81 3183-3674
Copyright © 2018 Universidade de Pernambuco. Todos os direitos reservados.