1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Notícias - Universidade de Pernambuco

Moção de apoio ao pleito de Reestruturação do PCCV para o grupo ocupacional Técnico administrativo da UPE

Publicado em: 26/04/2024

 

O Conselho Universitário da UPE - CONSUN manifesta o seu apoio ao pleito de reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV para o grupo Técnico administrativo desta Universidade. Como demanda antiga da categoria, em 21.09.2021 a Universidade de Pernambuco (UPE) designou uma comissão que elaborou uma minuta de PCCV encaminhada ao Governo Estadual. Após 2 anos, o processo retornou com notas técnicas que criaram expectativas de atendimento da pauta entre os servidores.

Desde então, encontros entre representantes da categoria, da gestão da UPE e da administração direta vêm ocorrendo, abordando questões relacionadas às campanhas salariais e à necessidade de valorização dos servidores técnico-administrativos. No dia 10.04.24, a Secretaria de Administração (SAD), durante a 1ª Reunião de Mesa Específica de Negociação Coletiva Permanente - Ciclo 2024, apresentou a proposta do Governo Estadual aos representantes do Sindicato dos Servidores da UPE (SINDUPE). No entanto, a proposição não atendeu aos anseios do quadro, pois nenhum dos pontos sobre reestruturação da carreira foi discutido, o que gerou frustração e indignação na categoria.

Os principais pontos da proposta do SINDUPE, endossados pela Gestão da Universidade de Pernambuco são:

1. Reestruturação do PCCV, baseado na correção do salário base de 78,35%;
2. Isonomia entre os servidores de nível superior;
3. Redimensionamento das grades e matrizes salariais com simetria entre faixa inicial dos cargos;
4. Reenquadramento por tempo de serviço;
5. Incentivo à titulação e à capacitação;
6. Enquadramento na matriz, no ato da posse, conforme qualificação/titulação exigida.

É importante registrar que há um compromisso governamental, a partir do posicionamento em 1º lugar da pauta “Reestruturação do PCCV dos servidores da UPE” na plataforma “Ouvir Para Mudar” – projeto de escuta popular para construção do Plano Plurianual do Estado de Pernambuco. Segundo a Governadora Raquel Lyra, com a escuta “a população pode colocar o que é prioridade para ela em cada uma das regiões. Feito isso, a gente leva tudo o que é de informação para a Secretaria de Planejamento e elabora uma estratégia orçamentária, que será encaminhada para a Assembleia Legislativa de Pernambuco”.

O servidor da UPE merece uma carreira digna e compatível com as atividades desenvolvidas, que é a formação superior e a prestação de assistência, através de um quadro técnico que precisa ter o seu trabalho reconhecido e sua qualificação valorizada pelo Governo do Estado. O CONSUN da UPE reitera seu apoio integral às reivindicações dos servidores técnico-administrativos e se posiciona de forma participativa na luta pela valorização e reconhecimento, bem como pela garantia de melhores condições de trabalho e uma remuneração justa. Portanto, instamos empenho dos responsáveis na resolução dessas demandas, visando à construção de um ambiente laboral cada vez mais justo, inclusivo e motivador.

Recife, 26 de abril de 2024

Conselho Universitário da UPE - CONSUN

Docente da Universidade de Pernambuco participa de visita técnica de planejamento de projeto de cooperação Internacional

 

Publicado em 26/04/24

A Universidade de Pernambuco, representada pelo professor Geam Karlo Gomes, do curso de Licenciatura em Letras e do Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) do Campus Garanhuns, participou de reuniões de planejamento do Projeto Tecnologias digitais e metaformação docente com pesquisadores portugueses. O projeto é fruto da cooperação entre a UPE e o Politécnico de Leiria - IPL (Portugal).


O principal intuito do projeto é fortalecer as parcerias internacionais para a formação multiletrada na escola e na universidade, por meio da sistematização e divulgação de experiências de microinovações em percursos formativos construídos por docentes, com o apoio de tecnologias educacionais.


Com esta visita técnica, foi possível organizar os grupos de trabalhos (GT) por subáreas temáticas; firmar parcerias importantes com os centros do IPL (CRID - Centro de Recursos para a Inclusão Digital, Centro de Recursos Multimédia e o Centro de Investigação Estudos em Educação e Inovação) e os programas de mestrado voltados para Educação; entre outras parcerias bem sucedidas.

Curso de Direito da UPE - Campus Arcoverde recebe selo OAB recomenda


Publicado em 26/04/24

 

O curso de Direito da Universidade de Pernambuco – Campus Arcoverde (UPE-Campus Arcoverde) foi indicado com o Selo OAB Recomenda. A indicação tem o objetivo de fortalecer a advocacia brasileira, a partir do ensino jurídico de excelência. A solenidade de entrega será realizada no dia 19 de junho de 2024, no Clube de Engenharia de Brasília. A UPE enviará representantes para a solenidade, entre discentes e docentes da instituição.

“É uma conquista importante para a universidade e para a região do Sertão de Pernambuco. O selo OAB Recomenda reconhece a potencialidade do curso, das atividades dos estudantes, docentes, técnicos, gestores e colaboradores da UPE. Quero parabenizar a todos os envolvidos no processo de formação dos nossos estudantes”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

A premiação representa uma luta histórica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em defesa da qualidade do ensino jurídico no Brasil. O Selo OAB Recomenda é uma manifestação da responsabilidade da União em “autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino”. A indicação foi instituída em 2001 e consiste na combinação dos critérios de desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do índice de aprovação no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. Em 2024 foi a segunda ver que o curso da UPE em Arcoverde foi indicado ao selo.

“A obtenção do Selo consiste em uma certificação pública da qualidade da graduação do curso de bacharelado em direito do Campus Arcoverde da UPE. A indicação é fundamental para a nossa unidade de educação, uma vez que apenas as instituições que atendam critérios de excelência e qualidade são premiadas”, enfatizou a Profa. Carolina Lima, Gestora Executiva da UPE - Campus Arcoverde.

A Universidade de Pernambuco parabeniza a comunidade acadêmica do Campus Arcoverde.

UPE realiza reuniões com os servidores alcançados pela Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI 1476


Publicado em 26/04/24

 

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade de Pernambuco (PRODEP- UPE) realizou uma série de reuniões com servidores impactados pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 1476. Os encontros ocorreram em locais específicos para cada grupo de servidores: no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) para o grupo técnico administrativo em 17 de abril, Seção Sindical Docentes da UPE (ADUPE) para os professores e na Diretoria de Educação a Distância (DED) para os médicos, em 25 de abril.

O objetivo foi repassar aos servidores as orientações recebidas do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria Conjunta SAD/FUNAPE/PGE nº 44/2023. Esse grupo foi designado com a finalidade de discutir e sugerir normas e procedimentos para o cumprimento da decisão judicial proferida pelo Supremo Tribunal Federal na ADI nº 1476.

A ADI nº 1476 declarou a inconstitucionalidade de alguns artigos da Lei Complementar nº 3, de 22 de agosto de 1990. Essa decisão reforçou o entendimento da Súmula Vinculante nº 43 do STF, que estabelece: "É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido."

A Lei Complementar estadual nº 03/1990 havia permitido a migração dos celetistas para o regime estatutário de forma geral, incluindo aqueles que não tinham prestado concurso público ou que estavam no serviço público por menos de 5 anos antes da entrada em vigor da Constituição Federal de 1988 (art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT). O STF considerou essas circunstâncias inconstitucionais.

CETENE publica edital do PROGRAMA FUTURAS CIENTISTAS - IMERSÃO CIENTÍFICA 2025

 

Publicado em 26/04/24

 

O Governo Federal, por intermédio do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Unidade de Pesquisa integrante da estrutura básica do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), publicou edital para apresentação de propostas para o Programa Futuras Cientistas - Imersão Científica.

O Programa Futuras Cientistas realizou 10 edições de Imersão Científica, o 1º módulo do Programa, e vem constantemente avaliando os resultados obtidos a fim de aperfeiçoar suas diretrizes para aumentar o número de meninas e mulheres nas áreas de Ciências Exatas. A ação é direcionada a estudantes e professoras, para o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares das Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), e destinado a alunas e professoras do Ensino Médio de escolas públicas estaduais.


Tem-se o objetivo de selecionar projetos de trabalhos e instituições parceiras para a realização das atividades de Imersão Científica do Programa Futuras Cientistas, de modo a permitir a participação de pesquisadores (as) das diferentes Unidades da Federação (UFs) e ampliar a oferta de laboratórios disponíveis para escolha pelas Participantes em todo o país.

As inscrições seguem até o dia 24 de Maio de 2024. Para mais informações: https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas.