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Bacharelado em Sistemas de Informação - Universidade de Pernambuco

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Bacharelado em Sistemas de Informação /
Campus Caruaru / Campus Surubim

COORDENADORES:
Fernanda Pontual de Souza Leão Júnior

E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DO PARECER:
077/2021-CES
Resolução CEPE nº 098/2022 (Criação do Curso - Surubim)
Resolução CEPE nº 008/2022 (Criação do Campus - Surubim)

VIGÊNCIA DO PARECER:
01/01/2025

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
8 (Oito)

TURNO DE OFERTA:
Matutino e Vespertino

VAGAS POR ENTRADA:
40 por entrada.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UPE-Caruaru foi inicialmente reconhecido pelo prazo de um ano por meio do parecer CEE/PE Nº 83/2009-CES, aprovado pelo plenário em 29/06/2009 e retroativo a dezembro de 2008. A Secretaria de Educação autorizou seu funcionamento por meio da Portaria SE nº 6855, de 18/08/2009, publicada no DOE de 12/09/2009. Posteriormente, o parecer CEE/PE Nº 02/2014-CES, aprovado pelo plenário em 03/02/2014, renovou o reconhecimento do curso pelo prazo de cinco anos, retroativo a dezembro de 2009. Finalmente, em 06/07/2015, foi aprovado o último parecer ao referido curso, o CEE/PE Nº 87/2015-CLN, que prorrogou seu prazo de validade de reconhecimento até 31 de dezembro de 2018. O curso é ofertado em uma única entrada (primeiro semestre do ano), com 40 vagas, nos turnos matutino e vespertino, sendo oferecido de modo presencial, com os alunos ingressantes selecionados em processo de Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e Sistema de Seleção Unificada (SISU). A distribuição de vagas é feita meio a meio, sendo 20 para o SSA e 20 para o SISU, onde para cada um dos casos, tem-se 20% das vagas destinadas a cotistas, conforme consta nas Resoluções CONSUN Nº 10/2004 e Nº 006/2007, alteradas pela Resolução CEPE Nº 20/2009 e ratificada pela Resolução CONSUN Nº 015/2010.
A profissão de Bacharel em Sistemas de Informação não é regulamentada atualmente. Contudo, a Sociedade Brasileira de Computação possui um Currículo de Referência (CR/SBC) que cobre os cursos de graduação em computação, designados por Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação ou Licenciatura em Computação. O objetivo do CR/SBC é servir de referência para a criação e implementação de subconjuntos coerentes e bem estruturados, de acordo com a competência, formação do corpo docente responsável e, principalmente, conforme o perfil do profissional que se deseja formar.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e as vocações institucionais, de acordo com as mais atuais diretrizes do MEC, a Resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro de 2016, o curso de bacharelado em Sistemas de Informação deve prover uma formação profissional que revele as habilidades e competências para:

1. Selecionar, configurar e gerenciar tecnologias da informação nas organizações;
2. Atuar nas organizações públicas e privadas, para atingir os objetivos organizacionais, usando as tecnologias da informação;
3. Identificar oportunidades de mudanças e projetar soluções usando tecnologias da informação nas organizações;
4. Comparar soluções alternativas para demandas organizacionais, incluindo a análise de risco e integração das soluções propostas;
5. Gerenciar, manter e garantir a segurança dos sistemas de informação e da infraestrutura de Tecnologia da Informação de uma organização;
6. Modelar e implementar soluções de Tecnologia de Informação em variados domínios de aplicação;
7. Aplicar métodos e técnicas de negociação;
8. Gerenciar equipes de trabalho no desenvolvimento e evolução de Sistemas de Informação;
9. Aprender sobre novos processos de negócio;
10. Representar os modelos mentais dos indivíduos e do coletivo na análise de requisitos de um Sistema de Informação;
11. Aplicar conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos em sua área de atuação;
12. Entender e projetar o papel de sistemas de informação na gerência de risco e no controle organizacional;
13. Aprimorar experiência das partes interessadas na interação com a organização incluindo aspectos da relação humano-computador;
14. Identificar e projetar soluções de alto nível e opções de fornecimento de serviços, realizando estudos de viabilidade com múltiplos critérios de decisão;
15. Fazer estudos de viabilidade financeira para projetos de tecnologia da informação;
16. Gerenciar o desempenho das aplicações e a escalabilidade dos sistemas de informação;
17. Entender o contexto que envolve as necessidades organizacionais e suas implicações para a obtenção dos resultados planejados, sendo capazes de interagir com seus clientes internos e externos, tendo em mente que o mister da profissão é o de atender, entender e solucionar demandas decorrentes das atribuições funcionais de colaboradores de outras áreas da organização com os quais compartilham os processos gerenciais. Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e as vocações institucionais, propõe-se que os egressos dos cursos de Sistemas de Informação possuam principalmente sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Administração visando o desenvolvimento e a gestão de soluções baseadas em tecnologia da informação para os processos de negócio das organizações de forma que elas atinjam efetivamente seus objetivos estratégicos de negócio.

Além disso, podemos citar como características importantes do profissional formado no curso de Sistemas de Informação que:

1. Possam determinar os requisitos, desenvolver, evoluir e administrar os sistemas de informação das organizações, assegurando que elas tenham as informações e os sistemas de que necessitam para prover suporte às suas operações e obter vantagem competitiva;
2. Sejam capazes de inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais;
3. Possam escolher e configurar equipamentos, sistemas e programas para a solução de problemas que envolvam a coleta, processamento e disseminação de informações;
4. Entendam o contexto, envolvendo as implicações organizacionais e sociais, no qual as soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implantadas;
5. Compreendam os modelos e as áreas de negócios, atuando como agentes de mudança no contexto organizacional;
6. Possam desenvolver pensamento sistêmico que permita analisar e entender os problemas organizacionais.

Quanto às atividades profissionais específicas, o curso oferecerá ao egresso a capacitação em atuar nas seguintes áreas:

● EMPREENDEDORISMO E GESTÃO EMPRESARIAL: Empreendedor de Novos Negócios em Tecnologia da Informação; Administrador de Pequenas, Médias e Grandes Empresas de Tecnologia da Informação; Gerente de Equipes e de Projetos em Tecnologia da Informação;
● SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: Programador e Analista de Sistemas e Bancos de Dados; Consultor e Especialista em Sistemas de Informação; Engenheiro de Software;
● SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO: Analista de Suporte; Desenvolvedor de Aplicações de Rede;
● INTERNET: Programador e Analista de Aplicações voltadas para Internet; Desenvolvedor de sites para Internet e Sistemas avançados para Web; Administrador de sites para Internet e ambiente de Comércio Eletrônico.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

A grande inserção estratégica dos profissionais de sistemas de informação pode ser ratificada pelo crescimento do campo da Tecnologia da Informação na região Agreste, na qual o campus Caruaru está localizado. Uma evidência disso é a chegada do Armazém da Criatividade, no ano de 2015. Também localizado no Polo Comercial de Caruaru, ao lado do Campus Caruaru, o Armazém da Criatividade tem laboratórios e equipamentos de alta tecnologia, também dispondo de um programa de incubação com foco em projetos inovadores. O curso de Sistemas de Informação tem parceria firmada com o esse empreendimento, o qual já abrigou estagiários de Sistemas de Informação e atualmente abriga empresas de alunos e ex-alunos do curso. Ademais, destaca se o movimento Tapioca Valley, cujo objetivo é firmar parcerias para a consolidação de um parque tecnológico e de empreendedorismo criativo na cidade de Caruaru. Toda essa dinâmica exige profissionais capacitados para absorver as demandas de tecnologia da informação da região. A esta iniciativa se somam outras já consolidadas, como a chegada da Universidade Federal de Pernambuco e seu campus com os mais diversos cursos. Esse cenário fortalece a região e a estabelece como um polo de ensino e tecnologia.
Portanto, consciente da importância que Curso de Sistemas de Informação representa neste contexto bem amplo, justificam-se os motivos que norteiam o presente pleito. Dentre os cursos plenos na área de Computação, o Curso Superior de Sistemas de Informação em nível de Bacharelado permanece indicado para a cidade de Caruaru, uma vez que este curso possui a computação como atividade-meio e visa à formação de recursos humanos para automação dos sistemas de informação das organizações e empreendedorismo na área de tecnologia. O curso possui uma ênfase no uso de laboratórios para aulas práticas para capacitar os egressos no uso eficiente das tecnologias nas organizações; reúne a teoria e a tecnologia da computação com a teoria e tecnologia da administração e, portanto, possui, nas duas áreas, um enfoque pragmático e teórico.
É importante que parte do corpo docente tenha uma boa experiência profissional de mercado na área de sistemas de informação. São recursos humanos importantes para atender às necessidades do mercado de trabalho corrente. Os egressos podem buscar, quando necessário, uma atualização de sua formação através de cursos de especialização (pós-graduação lato-sensu) e são candidatos potenciais aos cursos de pós-graduação stricto-sensu, responsáveis pelo desenvolvimento científico da área de sistemas de informação das organizações. O currículo do curso de Sistemas de Informação inclui um trabalho de diplomação (trabalho de graduação), a ser desenvolvido durante um semestre, objetivando contribuir para a melhoria da automação, do desempenho, da eficiência e da racionalização dos serviços administrativos das organizações bem como a pesquisa científica para progresso das diversas áreas da computação.