sexta-feira , 15 dezembro 2017
Últimas Notícias
Você está aqui: Capa : Graduação : Cursos Presenciais : PARFOR : Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

1. O que é a Plataforma Freire?
A Plataforma Freire é um sistema eletrônico criado em 2009 pelo Ministério da Educação, com a finalidade de realizar a gestão e acompanhamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor.
Por esse sistema, você, professor, pode realizar uma licenciatura, desde que, após sua pré-inscrição no sistema, sua secretaria de educação valide a pré-inscrição e a Instituição Formadora para a qual se candidatou considere-o habilitado, matriculando-o em curso de licenciatura.

2. Quem pode participar dos cursos?
O Parfor, na modalidade presencial, é destinado aos professores da rede pública de educação básica sem formação superior adequada à sua área de atuação. O professor deve se pré-inscrever no curso correspondente à disciplina que ministra na rede pública.

3. Quem trabalha como técnico-administrativo ou em serviços de direção e apoio nas escolas e na secretaria de educação pode fazer um curso do Parfor?
Não, o Parfor Presencial destina-se exclusivamente aos professores da rede pública de educação básica em exercício que estejam cadastrados no Educacenso, na função Docente ou na de Tradutor Intérprete de Libras.

4. Poderão participar somente professores do quadro permanente ou também aqueles de contrato temporário?
Todos os professores em atividade podem se pré-inscrever no processo de seleção de vagas, sejam eles do quadro efetivo, ou de contrato temporário, desde que estejam cadastrados no Educacenso.

5. Como saber se há oferta de cursos do Parfor no meu Município?
Acesse http://freire.mec.gov.br e clique em “Cursos Ofertados”.

6. Por que não há oferta no meu estado?
As secretarias de educação apresentam as demandas de formação de professores de cada rede, e as instituições formadoras apresentam suas possibilidades de oferta. Caso não haja oferta no seu estado, procure a secretaria de educação à qual você está vinculado para obter mais informações.

7. Quais são os tipos de cursos oferecidos?
Os tipos de cursos ofertados no Parfor são:
a) Licenciatura, para professores sem graduação, ou, que, mesmo possuindo a graduação, se disponham a realizar o curso de licenciatura correspondente à área em que atua em sala de aula;
b) Segunda Licenciatura, para professores licenciados que atuam fora de sua área de formação inicial;
c) Formação Pedagógica, para graduados sem licenciatura.

8. Qual a carga horária dos cursos?
Os cursos de Licenciatura possuem carga horária de no mínimo 2.800 horas, dentre as quais 400 horas são destinadas ao estágio supervisionado, perfazendo cerca de quatro anos de duração. Os cursos de Segunda Licenciatura têm carga horária de no mínimo 800 horas e de no máximo 1.400 horas, variando sua duração entre dois anos e dois anos e meio. Os cursos de Formação Pedagógica possuem no mínimo 540 horas, com duração de cerca de um ano.

9. Como posso participar do processo seletivo para os cursos?
O processo seletivo ocorre em quatro etapas:
1ª: Você se cadastra na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br), onde estão disponíveis os cursos ofertados, bem como os locais de realização e demais informações.
2ª: Você se pré-inscreve no curso correspondente à disciplina que ministra na rede pública, no município desejado.
3ª: A secretaria de educação à qual você está vinculado valida a pré-inscrição, confirmando que você precisa da formação.
4ª: As instituições formadoras, de posse do relatório de pré-inscrições validadas, realizam o processo seletivo de acordo com os critérios do programa para implantar as turmas do Parfor.

10. Em quantos cursos posso pleitear inscrição?
Você poderá se pré-inscrever apenas no curso correspondente à disciplina em que ministra aulas na rede pública. A pré-inscrição e a validação não garantem matrícula em curso do Parfor. Somente após o processo seletivo, se considerado habilitado, você poderá ser matriculado em Instituição Formadora.

11. Haverá ajuda de custo para meus estudos?
Os cursos são gratuitos. Procure sua secretaria de educação para verificar a possibilidade de ajuda de custo, tal como material escolar, transporte, hospedagem e alimentação.

12. Quanto a uma eventual desistência, qual o procedimento? Se eu quiser mudar de curso, poderei solicitar nova pré-inscrição?
Se você não tiver mais interesse ou disponibilidade em realizar o curso, deve comunicar imediatamente à Instituição Formadora, que então comunicará seu desligamento à Capes. O curso escolhido por você equivale à disciplina que ministra em sala de aula, não havendo motivo para mudança de curso.

13. Se eu perder minha senha de acesso à Plataforma Freire, como posso recuperá-la?
Acesse http://freire.mec.gov.br e clique em “Recuperar Senha”. O sistema é autoexplicativo, bastando seguir as instruções visualizadas na tela.

14. Se eu perder meu e-mail cadastrado na Plataforma Freire, como devo proceder?
Acesse http://www.capes.gov.br/faleconosco e solicite troca de e-mail no formulário “Plataforma Freire – Plano de Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)”.

Fonte: PARFOR – CAPES

Deixe uma resposta