Pesquisa

A Pesquisa, com função executiva no âmbito dos Cursos Lato Sensu, dos Programas Stricto Sensu, tem por finalidade assegurar qualidade à execução do Projeto Institucional e do(s) Projeto(s) de Curso(s), promover a vivência interdisciplinar das dimensões curriculares, incentivar a produção científica de pesquisadores e discentes por linha de pesquisa, estimular publicações científicas, integrando as dimensões acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão da UPE.

CADASTROS DE PROJETOS DE PESQUISA NO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA(SISPG)

Os projetos de pesquisa (principal e vinculados) desenvolvidos por docentes da Universidade de Pernambuco devem ser cadastrados no Sistema de Informações Sobre Pós-graduação e Pesquisa (SISPG).

Para realizar o cadastro de novos projetos no SISPG basta seguir os passos listados
abaixo:

I. Projeto Principal

a) Realizar cadastro no Sistema de Informações Sobre Pós-graduação e Pesquisa
(SISPG) através do link http://www.sispg.upe.br

b) Acessar o sistema utilizando o seu login e senha.

c) Clicar em PROJETOS DE PESQUISA localizado no canto esquerdo, em seguida clicar em ADICIONAR localizado no canto superior direito.

d) Cadastre o projeto principal e aguarde a homologação pela coordenação setorial de pesquisa. O projeto principal é um projeto mais completo que pode dar origem aos projetos vinculados.

I. Projeto Vinculado

a) Acessar o sistema utilizando o seu login e senha.

b) Clicar em PROJETOS DE PESQUISA localizado no canto esquerdo, em seguida clicar em ADICIONAR localizado no canto superior direito.

c) Escolha a opção vinculado em tipo de projeto, selecione o tipo do subprojeto (Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação, Tese), selecione o projeto principal ao qual o subprojeto estará vinculado, preencha as informações do subprojeto solicitadas pelo sistema e clique em inserir.

d) Aguarde a homologação do subprojeto pela coordenação setorial de pesquisa.

II. Solicitação de bolsa de iniciação científica

a) Solicite que o aluno que irá desenvolver o projeto vinculado (subprojeto) faça o cadastro e login no SISPG. Em seguida o aluno deve se cadastrar no seu projeto principal.

b) Você rec eberá um aviso do sistema no e-mail cadastrado no SISPG que existe um aluno esperando a sua aprovação. Entre no sistema, clique em ALUNOS (canto esquerdo) coloque a opção cadastrados e aceite o cadastro do aluno.

c)Após o projeto principal, o projeto vinculado e o aluno estarem cadastrados você já pode fazer a solicitação da bolsa.

d) Entre no sistema e clique em SOLICITAÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (canto esquerdo), em seguida clique em SOLICITAR BOLSADE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (canto superior direito). No campo PROJETO DE PESQUISA selecione o projeto vinculado cadastrado, no campo Discente selecione o aluno que será candidato a bolsa, no campo histórico do discente anexe o histórico do discente em PDF e anexe o comprovante de aprovação ou de solicitação de aprovação do projeto de pesquisa junto ao comitê de ética quando for aplicável.

e) Para finalizar a solicitaç ão clique em INSERIR.

CRIAÇÃO DE GRUPO DE PESQUISANO DIRETÓRIO DE GRUPO DE PESQUISA (DGP) DO CNPq

Para criação de um novo grupo de pesquisa no DGP do CNPq os docentes da UPE devem seguir a Instrução Normativa PROPEGI No 04 /2018. Novas propostas de grupos de pesquisa podem ser apresentadas a qualquer momento. A solicitação deverá ser encaminhada pelo requerente para a Coordenação Setorial de Pós- Graduação e Pesquisa da Unidade que está lotado. A Coordenação Setorial de Pós- Graduação e Pesquisa, por sua vez, encaminhará a solicitação de Grupo de Pesquisa  para o Dirigente Institucional do DGP da UPE (Coordenação Geral de Pesquisa), para que seja decidido sobre sua aprovação, indeferimento ou encaminhamento de parecer ao(s) líder(es) proponente(s) para atendimento de pendências.

A proposta de criação de um novo grupo de pesquisa deverá ser feita através de um projeto, contendo as seguintes informações: Dados de identificação (nome do grupo, líder e segundo líder), justificativa para criação do grupo, Objetivos, Área de Conhecimento, Linhas de pesquisa, Membros do grupo, Produção bibliográfica dos membros do grupo.

 

Deixe uma resposta