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Licenciatura em Computação - Universidade de Pernambuco

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Licenciatura em Computação /
Garanhuns - Mata Norte

COORDENADORA:
Aêda Monalliza Cunha da Sousa Brito

E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DO PARECER:
131/2019-CES
086/2021-CES

VIGÊNCIA DO PARECER:
31/12/2022

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
08 (Oito)

TURNO DE OFERTA:
Diurno Integral

VAGAS POR ENTRADA:
40 vagas anuais no primeiro semestre.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

O Curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns, teve seu funcionamento autorizado pela Resolução CEPE UPE nº 051/2007 [20], iniciando suas atividades em 2008, sendo reconhecido em 25/05/2015 pelo Parecer CEE/PE Nº 59/2015-CES. Considerando a validade deste reconhecimento, o presente documento detalha as informações necessárias à renovação do reconhecimento do Curso, pelo Conselho Estadual de Educação, conforme a Resolução CEE/PE Nº 01, de 12 de abril de 2004.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

De forma geral, o Curso de Licenciatura em Computação da UPE deve assegurar a formação de profissionais que possuam as seguintes competências, habilidades e atitudes:

Conhecer os limites da Ciência da Computação, bem como a sua aplicabilidade na identificação de problemas que possuam uma solução algorítmica, compreendendo bem as suas dimensões;
Desenvolver soluções e tomar decisões, com base em conhecimentos técnicos das características de infraestruturas de hardware, de software e de comunicação, bem como através de ambientes de desenvolvimento, norteados por princípios éticos e aspectos legais;
Ter domínio da língua portuguesa na leitura e produção de textos técnicos e científicos, visando à preparação e à apresentação de trabalhos, em seus diversos formatos; Capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento as demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo;
Atuar como docente ou junto ao corpo docente de escolas da Educação Básica ou Tecnológica com visão de avaliação crítica e reflexiva no uso adequado e pleno das tecnologias educacionais, promovendo a disseminação do Pensamento Computacional, de forma interdisciplinar;
Participar em projetos de softwares, especialmente os com fins educativos e de sistemas educacionais, incluindo os de Educação à Distância, bem como em projetos de interfaces humano-computador, onde o ensino e a aprendizagem fazem-se necessários, de forma interdisciplinar;
Especificar, projetar, desenvolver e avaliar softwares e hardwares com fins educativos e sistemas educacionais, incluindo os de Educação à Distância, considerando seus requisitos pedagógicos e questões tecnológicas, de forma interdisciplinar, além da capacidade de acompanhar e adequar-se frente às mudanças tecnológicas e aos seus impactos;
Produzir materiais didáticos, fazendo uso das tecnologias digitais;
Atuar como agentes integradores na promoção da acessibilidade digital, norteados pelos princípios da Educação Inclusiva;
Promover a pesquisa, a partir da integração das áreas (e suas subáreas) de Educação, Psicologia e Computação, propondo, coordenando e avaliando projetos de ensino e de aprendizagem;
Administrar laboratórios de tecnologias digitais com fins educativos.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

O campo de atuação para o Licenciado em Computação, na atualidade, é considerado vasto, compreendendo espaços escolares e não escolares, além da Academia, com destaque para:

Docência em Escolas e Instituições, na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e na Educação Profissional (Ensino Médio), e em Organizações, em treinamento corporativo na formação de usuários de infraestruturas de softwares;
Planejamento, elaboração e vivência/desenvolvimento de currículos que empreguem a Ciência da Computação, na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e na Educação Profissional (Ensino Médio), como área de conhecimento;
Desenvolvimento, avaliação e aplicação de projetos de softwares e hardwares com fins educativos;
Elaboração e desenvolvimento de projetos de softwares e sistemas de Educação à Distância;
Participação e desenvolvimento de projetos que façam uso das tecnologias digitais, favorecendo a processos de ensino e de aprendizagem;
Produção de materiais didáticos, por meio das tecnologias digitais;
Organização e administração de infraestruturas de tecnologias digitais com fins educativos;
Pesquisas, envolvendo as áreas de Educação e/ou Computação nas diversas áreas de conhecimento, visando ao desenvolvimento de inovações tecnológicas que favoreçam a processos de ensino e de aprendizagem.