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Licenciatura em Geografia - Universidade de Pernambuco

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Licenciatura em Geografia /
Mata Norte - Garanhuns - Petrolina

COORDENADORES:
Priscila Felix Bastos (Mata Norte)
Iwelton Madson Celestino Pereira (Garanhuns)
Thaís de Oliveira Guimarães (Petrolina).

E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DOS PARECERES:
021/2018-CES (Mata Norte, Garanhuns, Petrolina)
048/2019-CES(Mata Norte, Garanhuns, Petrolina)
016/2019-CES (Garanhuns)

VIGÊNCIA DOS PARECERES:
12/03/2024

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
08 (Oito)

TURNO DE OFERTA:
Mata Norte e Garanhuns: Noturno
Petrolina:

VAGAS POR ENTRADA:
Mata Norte: 60
Garanhuns: 50
Petrolina:

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

A Geografia, em seu processo de desenvolvimento histórico como área do conhecimento, veio consolidando teoricamente sua posição como uma ciência que busca conhecer e explicar as múltiplas interações entre a sociedade e a natureza e possui um conjunto amplo de interfaces com outras áreas do conhecimento científico. Assim, coloca-se a necessidade de buscar compreender essa realidade socioespacial e natural, não de uma forma fragmentada, mas como uma totalidade dinâmica.
A Geografia vem evoluindo, nas últimas décadas, tanto pela introdução e aprofundamento de metodologias e tecnologias de representação do espaço (geoprocessamento e sistemas geográficos de informação, cartografia automatizada, sensoriamento remoto etc.) quanto no que concerne ao seu acervo teórico e metodológico em nível de pesquisas básicas (campos novos ou renovados como teoria das redes geográficas, geografia cultural, geografia econômica, geografia política e recursos naturais, etc.), quanto em nível de pesquisa aplicada (planejamento e gestão ambiental, urbana, regional e rural).
Sendo assim, admite-se que essas transformações no campo dos conhecimentos geográficos impõem desafios à formação não apenas do geógrafo-pesquisador (técnico e planejador) como também para o geógrafo-professor do ensino fundamental, médio e superior, que por sua vez também é professor-pesquisador.
A atual dinâmica das transformações pelas quais o mundo passa, com as novas tecnologias, com os novos recortes de espaço e tempo, com a predominância do instantâneo e do simultâneo, com as complexas interações entre as esferas do local e do global afetando profundamente o quotidiano das pessoas, exigindo da Geografia a busca por novos caminhos teóricos e metodológicos capazes de interpretar e explicar esta realidade dinâmica. Os Cursos de Geografia da Universidade de Pernambuco buscam, portanto, caminhos para superar a “cultura da cartilha” e alternativas para assumir a liberdade da crítica e da criação, como uma área do conhecimento que tem seu objeto específico, sem abrir mão do rigor científico e metodológico.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

• Pautar suas atividades profissionais em princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, diálogo e solidariedade;
• Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de sujeitos cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental;
• Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
• Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade, assegurando à prática docente a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
• Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas, visando o desenvolvimento de projetos e pareceres em diferentes contextos;
• Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;
Orientar escolhas e decisões a partir de valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia; com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
• Atuar de forma multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado para a contínua mudança do mundo como um todo e da sociedade em particular;
• Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
• Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.
• Dominar as dimensões sociopolíticas e pedagógicas do ambiente escolar;
• Atuar na formação de docentes para todas as etapas e modalidades da educação básica, em bases científicas e técnicas sólidas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica;
• Formar profissionais do magistério (formadores e estudantes) que possam se comprometer com projetos sociais, políticos, ambientais e éticos que contribuam para a consolidação de uma nação democrática, justa, inclusiva e que promova a emancipação dos indivíduos e grupos sociais, atenta ao reconhecimento e à valorização da diversidade.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

O educador, egresso dos cursos de Licenciatura em Geografia da Universidade de Pernambuco, deverá ser:
• Capaz de responder às condições dinâmicas para atuação na sociedade contemporânea, considerando a diversidade e a pluralidade cultural e tendo a docência e a pesquisa como base de sua formação, atuação e identidade profissionais;
• Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional em critério humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais;
• Consciente de sua responsabilidade nos vários contextos de atuação profissional;
• Apto a atuar de forma multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às suas situações de mudança contínua;
• Habilitado a garantir uma educação formal contextualizada e problematizadora assegurando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
• Autonomia profissional.