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Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Universidade de Pernambuco

LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA

DADOS DA
COORDENAÇÃO

CURSO / LOCAL DE OFERTA:
Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua
Portuguesa e Língua Inglesa / Mata Norte e Petrolina

COORDENADORES:
Rinalda Fernanda de Arruda Barros (Mata Norte)
Claudia Assad Alvares (Petrolina).

E-MAIL DE CONTATO:
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ÚLTIMO PARECER DE
RECONHECIMENTO PELO CEE

NÚMERO DOS PARECERES:
024/2019-CES
069/2019-CES

VIGÊNCIA DOS PARECERES:
30/12/2023

DURAÇÃO DO CURSO EM PERÍODOS:
09 (Nove)

TURNO DE OFERTA:
Vespertino e Noturno

VAGAS POR ENTRADA:
Duas entradas oferecendo 50 vagas para cada semestre.

APRESENTAÇÃO (JUSTIFICATIVA DO CURSO)

O Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês visa contribuir para o aprimoramento da educação básica nos níveis fundamental (séries finais) e médio da região Nordeste e tem como principal foco a região do Sertão do Vale do São Francisco.
Nos últimos anos observou-se a necessidade de se qualificar profissionais para o ensino de línguas tanto a vernácula quanto a inglesa e suas respectivas literaturas na Educação Básica, uma vez que o uso eficaz desses idiomas pode levar o educando aos mais variados interesses linguísticos e, conseguintemente, profissionais.

COMPETÊNCIAS A SEREM CONSTRUÍDAS AO LONGO DO CURSO (Conforme apresentação do PPC do Curso)

Na busca por uma formação de qualidade a Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Língua Inglesa com suas respectivas literaturas desenvolve as seguintes competências e habilidades básicas:

1. Respeitar os princípios da ética democrática, da dignidade humana, da justiça, no culto ao respeito mútuo, na participação, na responsabilidade, no diálogo e na solidariedade, indispensáveis à formação humanística e profissional;
2. Integrar o conhecimento à realidade econômica, cultural, política e social brasileiras, principalmente, a da região do Sertão do Vale do São Francisco.
3. Realizar escolhas e tomar decisões metodológicas e didáticas de modo consciente e consistente;
4. Aplicar diferentes teorias de ensino que permitam a transposição didática dos conhecimentos das línguas Portuguesa e Inglesa com suas respectivas literaturas para os níveis de ensino fundamental e médio;
5. Escolher métodos adequados de ensino para os níveis fundamental e médio, da Língua Portuguesa e de suas respectivas literaturas;
6. Praticar os conhecimentos apreendidos como exercício para o desenvolvimento profissional de educador;
7. Praticar técnicas de tradução da língua Inglesa para a Portuguesa;
8. Estabelecer e discutir as relações dos textos literários com discursos de outra natureza e com os vários contextos socioideológicos em que se inserem;
9. Relacionar os textos literários com os problemas e concepções dominantes na cultura do momento e sua gênese com os problemas e concepções do presente;
10. Compreender a aprendizagem das línguas Portuguesas e Inglesa na perspectiva tanto do usuário como do educador.

O alcance dos objetivos depende as seguintes ações:

1. Organização de encontros interdisciplinares, como: mesas-redondas, palestras e oficinas;
2. Adoção de metodologias de ensino que estimulem o estudante não só a buscar o próprio conhecimento, mas a adquirir postura de investigação científica;
3. Realização de reuniões mensais com os professores para discussão da metodologia, do plano de execução de atividades extraclasse e da reconstrução e atualização dos conteúdos para tomada de decisões inovadoras ou determinadas pelos órgãos oficiais;
4. Incentivo à utilização da informática na prática pedagógica de línguas e literaturas;
5. Expansão e treinamento da utilização da avaliação processual por meio de instrumentos diversificados;
6. Incentivo ao desenvolvimento da função de monitor e de estágios extracurriculares em instituições públicas e privadas;
7. Incentivo à Pesquisa e ao Programa de Iniciação Científica;
8. Valorização da educação continuada.

Contemplar-se-á ainda uma formação:

1. Sólida e articulada de conteúdos e competências das disciplinas da parte geral e de formação pedagógica, com ênfase no trabalho docente, a se considerar que o curso deve contribuir para a formação humana no que respeita tanto a cidadania quanto à formação profissional a qual não abrirá mão de ênfase nas disciplinas de formação específica, isto é, das Línguas Portuguesa e Inglesa com suas respectivas Literaturas,
2. Integradora e interdisciplinar, em que o professor seja mediador do processo de construção do conhecimento, com estabelecimento de diálogo e condução do processo de ensino-aprendizagem, de modo interativo e dialógico na valorização sempre do conhecimento pregresso do aluno;
3. Condutora de uma postura investigativa que garanta à indissolubilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

PERSPECTIVAS DO MUNDO DO TRABALHO

Portanto, o perfil do profissional egresso dos cursos em questão deve ser o de professor/pesquisador que tenha:

a) Competência intelectual - domínio de um repertório cultural e metalinguístico capaz de torná-lo apto a desempenhar as suas funções profissionais, tais como docência na educação básica, produtor e revisor de textos.
b) Habilidades de articular seus conhecimentos com a realidade social, de compreender e produzir textos de gêneros diversos, com ênfase na modalidade culta da língua, de favorecer o domínio de conhecimentos linguísticos e literários com aqueles com quem o professor trabalha, de contribuir com o aprender a pensar, a fazer, a criticar, a propor;
c) Capacidade de percorrer o caminho da pesquisa, na produção de conhecimentos e na utilização das tecnologias da informação e da comunicação.