Grupo de pesquisa do campus da UPE em Serra Talhada descobre um fungo novo

O grupo de Pesquisa liderado pela professora Daniela de Araújo Viana Marques, composto pelos alunos Luiz Fernando de Oliveira, Iuane Lima Fernandes da Costa, João Vitor Alves de Menezes Feitosa, Amanda Lima Silva Cruz e Krissia Rayane Oliveira Rafael Torres, do campus Serra Talhada da Universidade de Pernambuco (UPE), isolou, do solo da caatinga do município de Serra Talhada, e identificou, em parceria com a Profa. Cristina Maria Souza Motta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um fungo filamentoso novo batizado de Aspergillus serratalhadensis. A descoberta e descrição das características do novo fungo foram publicadas na edição Fungal Planet description sheets (p. 262-263) uma das mais renomadas revistas na área de Filogenia molecular e Evolução de fungos, a revista Persoonia. 

"Agradecemos ao apoio  de todos que fazem o Campus Serra Talhada  em nome dos professores Breno Ferraz e Marcela Wanderley; da diretora do multicampi, Rosângela Falcão; da profa. Carolina de Albuquerque Lima do Campus Garanhuns e da profa. Ana Lúcia Figueiredo Porto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE). Essa pesquisa iniciou em 2015 em parceria como campus da UPE em Garanhuns, UFPE e UFRPE. O potencial biotecnológico do Aspergillus serratalhadensis está sendo investigado em paralelo ao processo de identificação bioquímica e molecular de outros micro-organismos isolados", destacou a professora Daniela.

Acesse o link para ler o trabalho:

http://www.ingentaconnect.com/content/nhn/pimj/pre-prints/content-nbc-persoonia-0454

 

Alunos da Fensg/UPE participam de evento em Fortaleza

Cerca de 42 estudantes da Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (Fensg/UPE) participam do 41° Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem que acontece até a próxima segunda-feira (23/07) em Fortaleza (CE).

A iniciativa é do Diretório Acadêmico de Enfermagem da UPE com apoio da reitoria da universidade. Foram aprovados 23 trabalhos:

Leia mais...