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Notícias - Universidade de Pernambuco

Comunidade acadêmica da ESEF vai eleger nova diretoria para quadriênio 2022-2026

A comunidade acadêmica da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE) vai escolher os novos diretores da instituição que tem 75 anos de história.

A eleição para os dirigentes do quadriênio 2022-2026 ocorrerá entre os dias 10 e 12 de janeiro.

A partir das 12h desta segunda-feira (10), os professores, servidores e alunos de graduação e pós-graduação da ESEF receberão no seus e-mails institucionais (@upe) um link próprio para votação.

A lista dos votantes aptos pode ser consultada neste link: https://bityli.com/52a81Eg.

O sistema online receberá os votos até 11h59 da quarta-feira (12). O resultado será divulgado até as 17h deste mesmo dia.

São duas chapas concorrentes. Por sorteio, a Chapa 1 é a "ESEF Conectada - Inovar para Avançar Com a Diversidade", que tem como candidatos Jorge Bezerra (diretor) e Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (vice-diretor). 

A Chapa 2 é a "Coletivo ESEF", cujos candidatos são Manoel da Cunha Costa (diretor) e Denise Maria Martins Vancea (vice-diretora).

A ESEF é a primeira Escola Superior de Educação Física civil criada no Brasil em 15 de maio de 1946, absorvendo dois cursos normais (educação física e ginástica rítmica) existentes em Pernambuco. Em 1991, com a fundação da UPE, passou a integrar a universidade estadual.

 

Comissão eleitoral da ESEF divulga lista atualizada de docentes aptos a participar da escolha da nova diretoria

A Comissão Eleitoral da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE) divulgou uma relação atualizada dos docentes aptos a participar da votação para a nova diretoria da instituição que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de janeiro de 2022.

A nova listagem está disponível no formato PDF em www.upe.br/noticias. Duas chapas concorrem para o mandato que engloba o quadriênio 2022-2026.

Segundo sorteio, a Chapa 1 é a "ESEF Conectada - Inovar para Avançar Com a Diversidade", que tem como candidatos Jorge Bezerra (diretor) e Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (vice-diretor). 

A Chapa 2 é a "Coletivo ESEF", cujos candidatos são Manoel da Cunha Costa (diretor) e Denise Maria Martins Vancea (vice-diretora).

ESEF - COLÉGIO ELEITORAL DOCENTES (RETIFICAÇÃO)

AS OUTRAS LISTAS

FUNCIONÁRIOS

ALUNOS DE GRADUAÇÃO

ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

 

 

 

UPE integra comissão estadual responsável por celebração do bicentenário da Independência

Representada pelo professor Carlos André Moura, docente do curso de História e coordenador da Editora da Universidade de Pernambuco, a UPE integra a lista de 18 órgãos governamentais e instituições públicas encarregados de preparar as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil no estado.

A comissão foi criada por decreto estadual em 14 de julho de 2021 e tem como principal missão destacar a relevância histórica de Pernambuco nos 200 anos da emancipação da Coroa Portuguesa, abordando também os acontecimentos anteriores e posteriores ao 7 de setembro de 1822.

A Revolução Pernambucana de 1817, a Confederação do Equador em 1824, o movimento constitucional iniciado em Goiana e a assinatura da Convenção de Beberibe, ambos em 1821, contribuíram para o processo da independência em Pernambuco e serão temas de eventos e publicações que serão lançadas ao longo de 2022.

Em reunião realizada no dia 30 de dezembro, os membros da comissão apresentaram ao governador Paulo Câmara e ao secretário estadual de Cultura Gilberto Freyre Neto algumas das ações previstas.

Carlos André Moura, doutor em História e docente do Campus Mata Norte, informou que a Edupe vai publicar uma coletânea com textos de pesquisadores da UPE e de universidades brasileiras e internacionais.

A obra vai abordar questões políticas, sociais e culturais que envolvem a Independência e também apresentar protagonismos de Pernambuco neste processo histórico.

O livro ainda terá a transcrição de um texto comemorativo do centenário da Independência, para que estudantes e pesquisadores tenham conhecimento do que foi debatido em 1922.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) dedicará uma edição especial de sua Revista de Extensão ao bicentenário e ainda vai lançar um edital específico para atividades voltadas ao tema.

Na reunião, Carlos André presenteou o governador com uma das publicações da universidade. A obra escolhida foi "Manoelzinho Salustiano: histórias de um mestre no terreiro”, que aborda a trajetória do mais recente Doutor Honoris Causa da UPE.

Estudo sobre desemprego escrito por egresso e professoras do curso de Administração do Campus Salgueiro da UPE é publicado em revista da PUC-SP

A Revista de Carreiras e Pessoas (Recape), editada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), traz em sua edição de janeiro de 2022 um artigo produzido por um egresso e duas docentes do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE), além de uma pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Intitulado “Análise do perfil dos desempregados: o caso do Residencial Mandacaru em Salgueiro (PE)", o artigo é um aprofundamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ricardo de Carvalho Silva, aluno do curso de Administração da UPE do Campus Salgueiro, que foi orientado pela professora Josiete da Silva Mendes. As outras duas autoras são as professoras Tatyane Veras (Campus Salgueiro da UPE) e Hellen Taynan da Silva (UFMG).

O objetivo da pesquisa foi conhecer qual o perfil dos desempregados do Condomínio Mandacaru, localizado em Salgueiro (PE), e quais as estratégias utilizadas por estes para retornar ao mercado de trabalho. O conjunto habitacional foi construído em 2013 pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), contemplando 216 famílias.

Metodologicamente é classificado como pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se questionário para levantamento do perfil sociodemográfico e questões sobre a influência do desemprego na vida de 80 pessoas pesquisadas.

Por meio do estudo foi possível traçar o perfil da amostra, constatando-se que em sua maioria são mulheres entre 31 e 50 anos, solteiras ou em uma união estável e com baixa escolaridade (ensino fundamental), sendo o seu núcleo familiar composto de 3 a 4 pessoas.

Foi utilizado o instrumento GJSI (General Job-SearchIntensity), que tem como objetivo medir a intensidade de procura de emprego. Nas análises foi possível identificar que o baixo nível de escolaridade e a falta de preparação adequada conduzem à situação de desemprego.

O artigo pode ser link na íntegra através deste link: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/48179

UPE lança edital para concessão de novos títulos de Notório Saber em Cultura Popular

A Universidade de Pernambuco (UPE) vai conceder novos títulos de “Notório Saber em Cultura Popular”, reconhecendo os conhecimentos vindos de tradições indígenas, afro-brasileiras, quilombolas e outras manifestações, inclusive artísticas.

A segunda edição desta iniciativa que valoriza a experiência cultural além do universo acadêmico foi lançada pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). O edital está disponível em http://www.upe.br/editais2.html.

O prazo para as candidaturas termina no dia 2 de maio.

Os interessados podem se inscrever preenchendo um formulário específico, descrevendo a sua atuação e informando se já possuem, por exemplo, reconhecimento ao título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, concedido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Em 2021, foram entregues os primeiros 25 títulos da UPE a 17 mestres e oito mestras em áreas diversas de expressão como artesanato, música, dança, poesia, teatro, luta corporal, doçaria, saúde e educação. A cerimônia foi realizada no dia 12 de agosto, dentro das comemorações dos 30 anos de fundação da universidade.

Uma comissão de especialistas será designada pela Câmara de Extensão e Cultura da UPE para avaliar as candidaturas. 

Criado pela resolução número 023/2019 do Conselho Universitário (CONSUN) da UPE, o título de Notório Saber em Cultura Popular poderá ser concedido a pessoas detentoras ou não de título acadêmico, de graduação e de pós-graduação, desde que tenham comprovada uma destacada experiência e produção em, pelo menos, uma das linguagens ou áreas da arte e da cultura popular.

Com o título de Notório Saber, além do reconhecimento dos seus saberes e fazeres, os mestres poderão ser convidados por universidades e outras instituições de ensino para palestras e outras atividades, sendo tratados da mesma forma que professores que contam com essa distinção.