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Notícias - Universidade de Pernambuco

Programa Univerciência destaca o combate a superbactérias e um substituto natural do açúcar

Produzido de forma colaborativa por 20 instituições de ensino superior públicas do Nordeste, o programa Univerciência deste sábado (29) vai trazer pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) contando a história do surgimento das vacinas e também a descoberta do grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de um composto capaz de combater as superbactérias. Outro destaque é a pesquisa das composições alimentícias de chocolate e de gelado comestível, que proporcionou à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) a sua terceira carta patente.

O programa é exibido sempre aos sábados, às 14h30, pela TV Educativa da Bahia (TVE-BA), com horários alternativos às segundas-feiras, às 20h, e quartas-feiras, às 7h30. Como integrante do grupo, a Universidade de Pernambuco (UPE) disponibiliza o episódio de forma simultânea no seu canal no YouTube (UPE nas Redes).

SOBRE O PROGRAMA DESTE SÁBADO (29/05)

Sabemos hoje que as vacinas são produzidas por microorganismos conservados em laboratório, sendo atenuados ou inativados. Porém, a história da vacina começa com a varíola no século XVIII. A partir da observação de trabalhadores da agropecuária que adoeciam da varíola bovina foi constatado a imunidade da varíola humana. Ao perceberem a proteção, os pesquisadores imunizaram um adolescente com a varíola bovina e conseguiram provar para a população que ele estava imune a variante humana. Esses conhecimentos, experimentos e descobertas, que aconteceram graças às pesquisas científicas, serão contados no programa por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba produziram um composto que pode combater as temidas superbactérias, altamente resistentes aos antibióticos. A composição atua para evitar que a bactéria coloque para fora os antibióticos e foi descoberta a partir do ácido celeno glicólico.

O cacau é um dos principais frutos produzidos no sul da Bahia. “Composição Alimentícia com ‘mel de cacau’” é o título da invenção que fez com que a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia obtivesse sua terceira carta patente, emitida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em fevereiro de 2021. O programa vai mostrar como a pesquisa trata das composições alimentícias de chocolate e de gelado comestível, a partir do chamado ‘mel de cacau’. O produto também promete ser um substituto natural do açúcar, além de ser uma esperança para a crise do agronegócio do cacau no Brasil causada, inclusive, pela devastação da vassoura de bruxa.

Mensagem do reitor da UPE sobre a vacinação contra a Covid-19 de profissionais da educação

Pernambuco dá um passo importante com a vacinação dos professores e técnicos- administrativos da educação superior contra a Covid-19. É preciso promover a proteção desses profissionais para que sigamos com mais segurança em nossas atividades de ensino, principalmente aquelas que só podem acontecer de forma presencial, no modelo híbrido que estamos adotando, como é o caso das práticas e estágios nos cursos de saúde. Isso também contribui para equacionar a questão do calendário acadêmico que não coincide com o calendário civil, tendo em vista o período de suspensão de aulas que aconteceu em 2020. Essa decisão nos dá esperança de voltarmos com maior brevidade à rotina acadêmica que tínhamos antes da pandemia, bem como em continuarmos a nossa missão que é contribuir, com qualidade, para o desenvolvimento sustentável do estado através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

Pedro Falcão - Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) e presidente do Consórcio Universitas (UPE, UFPE, UFRPE, Unicap, Ufape e Univasf)

UPE inicia processo de matrícula de alunos veteranos para o semestre 2020.2

Tem início nesta quinta-feira (27) e prossegue até o dia 31 de maio o período de matrícula dos alunos veteranos da Universidade de Pernambuco (UPE) para o semestre 2020.2. O prazo de modificação da inscrição ocorrerá de 4 a 6 de junho, quando será possível solicitar o trancamento.

O semestre 2020.2 terá início no dia 14 de junho e terminará em 16 de setembro. Serão 14 semanas com as aulas ocorrendo no sistema remoto (com o uso das ferramentas virtuais de aprendizagem Google Meet e Google Classroom), em virtude da pandemia de coronavírus.

É importante consultar o e-mail institucional @upe.br. Em caso de dúvida, o aluno deve entrar em contato com a coordenação do seu curso.

FOP/UPE abre seleção de pacientes para tratamento ortodôntico

A especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP/UPE) iniciou a seleção de pacientes para tratamento ortodôntico.

A triagem será feita, nesta primeira fase, com crianças até nove anos de idade. Outras faixas etárias serão incluídas posteriormente.
 
O tratamento é gratuito, mas os interessados devem arcar com os custos de exames necessários realizados em clínicas especializadas.
 
Os candidatos devem ligar para o celular (81) 98545-8135 e falar com Leila. Será preciso informar o nome (se criança, também o nome do responsável), idade, endereço e telefone de contato.
 
O curso da FOP/UPE tem o objetivo de formar especialistas em ortodontia e o atendimento é feito por cirurgiões dentistas que desejam qualificar-se na área.
 
As atividades da FOP/UPE foram transferidas, desde 2020, para as instalações do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), localizado na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife.

Com a ajuda de alunos, professor do Campus Garanhuns da UPE transforma conteúdo de disciplina sobre ética e computação em histórias em quadrinhos

Onze alunos do curso de Engenharia de Software do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE), coordenados pelo professor Ivaldir de Farias Junior, transformaram o conteúdo da disciplina Computação, Ética e Sociedade em histórias em quadrinhos. O resultado foi um livro já disponível em versão impressa (R$ 49,22) e também em ebook (R$ 15,50) a partir deste link: Histórias em Quadrinhos Sobre Ética Tecnológica, por Ivaldir de Farias Junior - Clube de Autores.

São três histórias em vinte páginas. A primeira fala sobre uma cidade sem lei chamada internet. Neste lugar, surge um novo xerife chamado Marco Legal e seu ajudante, CGI. Eles vão trazer a justiça de volta, garantindo a tranquilidade aos moradores. O foco é apresentar a importância do Marco Legal como um instrumento de ordem (ética).

A segunda história retrata uma conversa entre dois amigos abordando o benefício de se utilizar softwares licenciados e legais, bem como os riscos do software pirata. A última HQ aborda o tema de propriedade intelectual. Nela, um rapaz se apropria indevidamente do código fonte do software de outra pessoa e este ato leva a uma briga judicial em busca da definição do verdadeiro proprietário.

As três narrativas têm como objetivo trazer uma reflexão de forma dinâmica sobre Ética e Computação. "Nossa intenção foi construir um conhecimento e deixar um legado sobre a disciplina de Computação, Ética e Sociedade através de histórias lúdicas, didáticas e fictícias", afirma o professor Ivaldir de Farias Junior, que também é o coordenador do curso de Engenharia de Software.  

 Os alunos participantes realizaram o trabalho quando cursavam o primeiro período do curso. Em suas aulas, em meio a todos os desafios impostos pela pandemia, o professor Ivaldir priorizou a discussão e o debate, bem como a concepção de roteiros temáticos sobre assuntos envolvendo Ética e Computação.

Os autores das três histórias são Anna Victória, João Pedro F. Lopes, Idalberto P. A. Júnior, José Ferreira, Leonardo Vítor, Renan Guilherme, Igor Leonardo, Salomão Gabriel e Iuri Santos. Os ilustradores foram Anna Victória, Dayanne Coutinho e Igor Xavier.

Além de conceber o livro de HQs, o professor Ivaldir de Farias Júnior desenvolveu uma animação sobre a doença de Chagas para um projeto de objetos educacionais digitais na área de imunologia e também um minijogo para celular chamado “Gota a Gota”, que tem a proposta é conscientizar a nova geração no enfrentamento do grande desafio do século 21: a falta de água. Estes dois trabalhos foram realizados em conjunto com o laboratório Cake Roll GameLab, incubado no Softex Recife, do qual Ivaldir é coordenador.