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Notícias - Universidade de Pernambuco

UPE divulga tema da redação do SSA3 - 1º Dia

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou a proposta do tema da redação do primeiro dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação SSA – 3a fase.

O tema foi: “A importância do SUS para a pesquisa e a qualidade de vida das pessoas”

Confira aqui

Programa de Educação do Campus Petrolina da UPE participa de pesquisa nacional registrada em livro

Uma professora e duas ex-orientandas do mestrado em educação do campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE) participaram de um projeto, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que resultou no lançamento de um livro sobre a formação e trabalho de professoras e professores rurais no Brasil no século 20.

Virginia Pereira da Silva de Ávila (professora do colegiado de Pedagogia e do Programa de Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da UPE - PPGFPPI) e Iracema Santos Carvalho dos Anjos e Eliana Oliveira Nunes de Azevedo (mestras em educação pelo PPGFPPI) tornaram-se coautoras de um capítulo da obra História e memória da educação rural no século XX, publicada pela Cultura Acadêmica da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).

Junto com Rosa Lydia Teixeira Corrêa, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Thais Bento Faria, da Universidade Estadual do Maringá (UEM), elas escreveram sobre Políticas de formação de professores primários rurais nos estados do Paraná e de Pernambuco (1930-1960).

Ao todo, o projeto Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: PR, SP, RS, MA, MG, RJ, MS, MT, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX), coordenado pela professora Rosa Fátima de Souza Chaloba (Unesp), envolveu pesquisadores de universidades públicas e privadas de 13 estados brasileiros. O trabalho foi desenvolvido entre 2016 e final de 2020. Por causa da pandemia de Covid-19, os últimos encontros foram realizados de forma online para a consolidação do textos finais.

O livro aborda a criação de cursos para professores leigos e como a criação de escolas normais rurais e de escolas normais regionais se tornou uma marca importante da educação rural no Brasil, não no sentido de resolver o problema da educação primária rural, mas de notabilizar experiências históricas. 

No capítulo relativo a Pernambuco e Paraná, as autoras descrevem as experiências nas políticas de formação de professores primários rurais dos dois estados entre as décadas de 1930 e 1960. No Nordeste, Pernambuco estimulou a criação de escolas normais rurais a partir de 1933, visando a permanência das normalistas nos seus locais de origem.

Ao lado do Ceará, o estado era o único do Nordeste a ter escolas normais rurais em instalações adequadas, com campo de experimentação agrícola ou postos zootécnicos, segundo inquérito de 1951. A tradição latifundiária e, ao mesmo tempo, a histórica presença de ordens religiosas, fizeram com que, com o passar dos anos, a tarefa da formação do professor rural em Pernambuco ficasse mais a cargo das entidades confessionais do que do poder público.

Os temas levantados pelas pesquisadoras da UPE - como o que motivaria a atuação pernambucana no sentido de atribuir a outrem um dever que era seu - tornam-se um campo aberto de estudos para futuras pesquisas. 

Os capítulos do livro foram apresentados no canal da TV Nephel (https://www.youtube.com/c/TVNephelUPEPetrolina) e podem ser acessados pelo link https://www.youtube.com/playlist?list=PLQAdqHAxVncBJ_Jhey3j-NC3NCZqNNy7R.

A publicação do livro em PDF pode ser acessada pelo link https://www.culturaacademica.com.br/catalogo/historia-e-memoria-da-educacao-rural-no-seculo-xx. É preciso fazer um cadastro na editora da Unesp para baixar o conteúdo de forma gratuita.

A professora Virginia Pereira da Silva de Ávila também é coordenadora dO Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação no Sertão do São Francisco  ( GEPHESF), que foi criado em 18 de maio de 2016 e está vinculado ao Colegiado de Pedagogia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Atualmente, o GEPHESF organiza-se em torno de seis linhas de pesquisa: (a) Alfabetização, Letramento e Estágio na formação inicial; (b) Análise do Discurso, Semântica e Morfossintaxe; (c) Estudos históricos sobre escola, cultura e memória; (d) Estudos históricos sobre educação, saúde e higiene; (e) Educação e Movimentos sociais; e (f) Filosofia e educação: perspectivas clássicas da formação humana. Maiores informações no site http://gephesf.upe.br/.

Provas da 3ª fase do SSA serão aplicadas nesta quinta (04/02) e sexta-feira (05/02)

Os 14.282 candidatos inscritos na terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) realizam nesta quinta (04) e sexta-feira (05/2) pela manhã as provas do processo de ingresso 2021 da instituição. Os testes terão início às 8h15 com término às 12h45. Os portões serão fechados, impreterivelmente, às 8h, não sendo permitida a entrada após esse horário. Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para responder aos testes e só poderão se ausentar do local da prova após 3 horas do seu início.

A orientação é chegar no local de prova com pelo menos uma hora de antecedência para não correr o risco de se atrasar. Ao todo, são oferecidas 1.740 vagas no SSA para ingresso na UPE no ano de 2021, em 54 cursos de graduação. Em cada curso serão reservados 20% das vagas para estudantes cotistas. Os cursos estão distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.

Os candidatos devem imprimir o cartão informativo disponível no site até o dia do exame. O documento indica o local onde o estudante fará a prova e é obrigatório para o acesso à sala de aplicação de testes, que deve ser apresentado juntamente com a carteira de identidade original ou outro documento que possua foto e assinatura recentes. Os prédios estão distribuídos no Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada.

As provas desta terceira fase, realizadas em dois dias consecutivos, serão escritas e compostas por redação e 100 questões distribuídas entre as disciplinas de física, química, biologia, geografia, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, língua portuguesa, matemática, filosofia e sociologia. 

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Pesquisadoras da ESEF/UPE fazem mapeamento das escolas e grupos de dança em Pernambuco

Em Pernambuco, o popular e o contemporâneo predominam, mas o jazz, o balé e agora o hip hop marcam presença nos lugares que se dedicam a ensinar e praticar a dança no estado. O MaPE Dança, um levantamento das escolas e grupos de dança e a sua atuação em rede será apresentado, na noite desta quarta-feira, em evento online às 20h através da plataforma Google Meet. O trabalho foi realizado em parceria pela Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE) com o Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esportes (Ethnós) da ESEF-UPE, com patrocínio do Funcultura.

Em dois anos, o grupo da ESEF formado por duas professoras (Adriana de Faria Gehres e Lívia Tenório Brasileiro), uma aluna do programa de pós-graduação (Raphaela França Campelo), uma egressa da graduação (Anne Karoline Pessoa da Silva) e uma egressa da pós (Ana Carolina Marques da Silva) realizou entrevistas com 165 pessoas em em 11 municípios das quatro mesorregiões do estado, identificando a existência de 27 escolas de dança, 36 grupos de dança e 165 fazedores de dança. Com o nome oficial de “Configurações em dança em Pernambuco: um mapeamento em rede”, o projeto é assinado também por Leandro Oliván, da Cia Mazdita, como colaborador externo da Universidade de Pernambuco.

A pesquisa “Mapeamento em rede das escolas de dança e grupos de dança em Pernambuco: Zona da Mata, Agreste, Sertão e São Francisco” teve como objetivo construir um mapa de fluxos dos fazedores de dança no estado, apontando a identificação de grupos, companhias, coletivos e escolas de dança.

A apresentação dos resultados mostrará que a dança popular e a dança contemporânea são predominantes em Pernambuco, sendo a primeira mais forte em lugares como Pesqueira, Serra Talhada e Arcoverde. Nesta última cidade os pesquisadores identificaram a presença de uma cena do hip hop. Outro destaque no Sertão é a existência, no município de Salgueiro, de uma instituição que ensina dança a pessoas com deficiência.

A pesquisa apontou ainda que poucas instituições e sujeitos têm experiência que ultrapassa os 20 anos de atuação na área. O problema comum é o baixo acesso a editais e formas de financiamento públicas.

Como referência científica, o mapeamento em rede tomava inicialmente como base a teoria de redes formada por ligações diádicas do antropólogo John Arundel Barnes, mas ao longo do percurso foram adotadas as teorias da ciência das redes no estudo de sistemas complexos do físico Albert-László Barabási.

Os resultados finais e gerais do relatório e o funcionamento do MaPE serão apresentados às 20h desta quarta-feira. O link do Google Meet será encaminhado mediante confirmação de participação.

UPE divulga nota sobre falta de energia elétrica durante realização do SSA 2

Comunicado oficial da Universidade de Pernambuco sobre falta de energia elétrica durante realização do SSA 2 na tarde de segunda-feira (01/02).

Outras informações sobre o Sistema Seriado de Avaliação da UPE podem ser obtidas através dos telefones (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda no endereço eletrônico http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

Confira no site www.upe.br as notícias sobre o SSA e os links para provas e gabaritos das etapas já realizadas.