1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Alunos do Programa de Engenharia de Computação da Poli/UPE vencem prêmios de melhores dissertações de mestrado no XV Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional - Universidade de Pernambuco

Alunos do Programa de Engenharia de Computação da Poli/UPE vencem prêmios de melhores dissertações de mestrado no XV Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional

Dois trabalhos de alunos do Programa de Engenharia de Computação da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE) foram vencedores do prêmio de melhor dissertação de mestrado do XV Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, realizado entre os dias 3 e 6 de outubro em Joinville (SC).

“Towards the Natural Language Processing as Spelling Correction for Offline Handwritten Text Recognition Systems”, que aborda o processamento de linguagem natural como correção ortográfica para sistemas de reconhecimento de texto manuscrito offline, escrita por Arthur Flor de Sousa Neto, dividiu o primeiro lugar com o trabalho de uma mestranda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A dissertação de Artur Flor, orientada pelo professor Byron Leite (Poli/UPE), propõe a utilização de novas técnicas de correção ortográfica para pós-processamento de texto manuscrito, atingindo uma correção de sentença média 54% maior do que o método de decodificação de última geração nos conjuntos de dados testados.

O mestrado de Arthur contou ainda com a coorientação do professor Alejandro Héctor Toselli (Universitat Politécnica de Valéncia).

Já “KutralNext: An Efficient Multi-label Fire and Smoke Image Recognition Model”, de autoria de Angel Antonio Ayala Maldonado, obteve o terceiro lugar na premiação de melhores dissertações de mestrado em inteligência computacional no CBIC.

Orientado pelo professor Bruno José Torres Fernandes (Poli/UPE) e coorientado pelo professor Francisco Javier Cruz Naranjo (Universidad Central de Chile e Deakin University), Angel Maldonado propõe novas abordagens para o alerta precoce de detecção de incêndio e fumaça através do uso de imagens processadas na arquitetura computacional KutralNext.

A Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como sua missão promover a ciência e a tecnologia nos mais diversos ramos da Inteligência Computacional, destacando-se (mas não restrito a) Redes Neurais Artificiais, Computação Evolucionária, Sistemas Fuzzy e Otimização Metaheurística.

Na nova diretoria eleita durante o congresso, o professor da Poli/UPE Carmelo Bastos vai ocupar o cargo de vice-presidente da entidade durante o biênio 2021-2023.