1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Assessor especial da UPE marca presença na inauguração do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da UFPE - Universidade de Pernambuco

Assessor especial da UPE marca presença na inauguração do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da UFPE

 

O assessor especial da reitoria, José Guido Corrêa de Araújo, representou o Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, na solenidade de inauguração do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (antes denominado Litpeg) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O espaço, totalmente financiado pela Petrobras ao custo de R$ 76,5 milhões, é o maior investimento da estatal em um único projeto em universidades e reúne as atividades de 12 laboratórios, vinculados ao Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), envolvendo, ainda, docentes do Centro de Informática (CIn) e do Núcleo Tecnológico do Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Instituto - O complexo de edificações do instituto abrange uma área de aproximadamente 13 mil m² e é composto por um bloco de laboratórios de sete pavimentos (12 mil m²), um galpão para instalação de plantas pilotos (830 m²) e um bloco técnico, com 228 m². Habilitado a desenvolver atividades nas grandes áreas de pesquisas em Computação Científica e Visualização; Simulação e Gerenciamento de Reservatórios; Geologia do Petróleo; Engenharia de Materiais; Geomecânica; Refino – Petroquímica; Bioprodutos/Combustíveis; Biocombustíveis e Tecnologia Ambiental, o centro de pesquisa surge como parte das obrigações de investimento em P&D das empresas petroleiras junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Com o objetivo de integrar ações que visem o desenvolvimento de atividades de pesquisa, inovação, ensino e extensão em caráter multi, inter e transdisciplinar, nas diversas áreas da cadeia produtiva da indústria do petróleo, gás e biocombustíveis e afins, o instituto, segundo o reitor Anísio Brasileiro, vai agrupar conhecimentos dos mais relevantes que há em Pernambuco e no Nordeste.

Com informações da ascom da UFPE.