1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Assessor Especial da UPE toma posse na Academia Pernambucana de Medicina - Universidade de Pernambuco

Assessor Especial da UPE toma posse na Academia Pernambucana de Medicina

O Assessor Especial, Professor Emérito e Doutor Honoris Causa da Universidade de Pernambuco (UPE), José Guido Corrêa de Araújo, toma posse, hoje (19/08), na cadeira 32 da Academia Pernambucana de Medicina. 

Na mesma cerimônia também assumem, as cadeiras 11 e 8, Gisélia Alves Pontes da Silva e Sandra da Silva Mattos, respectivamente.

A posse virtual acontece às 18h e será transmitida pelo Google Meet.

DR. GUIDO - Admitido por vestibular em 1962 na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE). Obteve o grau de MÉDICO em 8 de dezembro de 1967.

Em 1975, passou a integrar, como Auxiliar de Ensino, o quadro docente da Disciplina de Cirurgia Abdominal da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (FCM), sendo promovido, em sequência, a Professor Assistente e a Professor Adjunto.

Selecionado para o Curso de Mestrado em Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, com área de concentração em Cirurgia Abdominal, em regime de Residência Médica, obteve o grau de MESTRE em 1978.

De 1981 a 1983, como bolsista da CAPES, cumpriu pós-graduação lato sensu em Cirurgia Gastroenterológica na Faculdade de Medicina do University College London-UCL, da Universidade de Londres, como Researcher Fellow, sob a orientação do Prof. Charles G. Clark, então Presidente da Sociedade Britânica de Gastroenterologia, e do Prof. Paul B. Boulos.

Quando do seu retorno, veio a assumir a Regência da Disciplina de Cirurgia Abdominal da FCM, que funcionava no Hospital da Restauração. Organizou o Serviço de Cirurgia Abdominal do Hospital Oswaldo Cruz, para onde transferiu a Disciplina, incrementando o programa de Residência em Cirurgia do hospital.

O reconhecimento como professor pelos alunos veio como homenageado de turma por 11 vezes, chegando a ser Paraninfo de turma por três vezes.

Em 1987 foi convidado pelo então Reitor Pro Tempore da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco-FESP, Prof. Othon Bastos, para o cargo de Pró-Reitor de Graduação que exerceu até março de 1990. Em outubro desse ano veio a ser o primeiro Diretor eleito da Faculdade de Ciências Médicas da UPE, exercendo mandato de quatro anos até 1994, quando foi reeleito, concluindo o segundo mandato em 1998. Em janeiro de 1999, voltou à Reitoria, como Pró-Reitor de Graduação, no mandato do Prof. Emanuel Dias, integrando a equipe nos oito anos de seu reitorado, até dezembro de 2006.

Durante seus mandatos como Diretor da FCM/UPE, participou efetivamente das discussões nacionais sobre Educação Médica, nos congressos regionais e nacionais da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), entidade que congrega todas as Faculdades de Medicina do País, e das reuniões da Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico (CINAEM), contribuindo para as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Medicina aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação.

Convidado pelo Reitor Prof. Carlos Calado, Reitor da Universidade de Pernambuco, assumiu em 2007 o cargo de Assessor Especial da Reitoria e a Assessoria de Relações Internacionais da instituição, cargo em que permaneceu, convidado pelo novo Reitor, Prof. Pedro Falcão, até dezembro de 2018, ampliando as ações no sentido da internacionalização da universidade, com Acordos de Cooperação com universidades e instituições de pesquisa nas Américas, Europa, Ásia e África. 

Foi agraciado com a Medalha do Mérito São Lucas pelas entidades médicas de Pernambuco (Conselho Regional de Medicina de Pernambuco-CREMEPE, Sindicato dos Médicos de Pernambuco-SIMEPE e Associação Médica de Pernambuco-AMPE) e com a Medalha do Mérito Juscelino Kubistchek, pela Associação Médica de Minas Gerais. Também foi agraciado com a outorga da Medalha Correa Picanço Estadual (pelas entidades médicas de Pernambuco), da Medalha Correa Picanço Nacional (pela ABEM) e da Medalha Otávio de Freitas (pela Escola Pernambucana de Medicina/IMIP), comemorativas dos 200 anos de Ensino Médico no Brasil, em 2008.

Recebeu, por proposta da Faculdade de Ciências Médicas, com aprovação unânime do Conselho Universitário, o Título de Professor Emérito da Universidade de Pernambuco - UPE.

Por proposta da Faculdade de Ciências Médicas, aprovada por unanimidade no Conselho Universitário da Universidade de Pernambuco, recebeu o Título de Doutor Honoris Causa, outorgado em 12 de junho de 2019 na solenidade de aniversário da UPE.

Atualmente ocupa o Cargo de Assessor Especial do Reitor da Universidade de Pernambuco.

Fotógrafo amador, ganhou concursos promovidos pelo Conselho Britânico, pelo Sindicato dos Médicos e pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco.

Família: É casado há 48 anos com Wania Labanca Corrêa de Araújo, graduada em direito e sociologia. 

Tem três filhos: Evelyne Labanca Corrêa de Araújo, arquiteta, José Guido Corrêa de Araújo Jr., médico, e Marcelo Labanca Corrêa de Araújo, advogado.

Netos são oito. Alexandre Marcos, João Guilherme, Laís, Luiza, Clara, Arthur, Camila e Aurora.