1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Atividade de extensão da UPE promove I Seminário de Fisiologia Aplicada à Odontologia na perspectiva da inclusão social - Universidade de Pernambuco

Atividade de extensão da UPE promove I Seminário de Fisiologia Aplicada à Odontologia na perspectiva da inclusão social

Profissionais da saúde e da educação, familiares de surdos e interessados em aprender a língua de sinais Libras podem participar do I Simpósio Acadêmico de Fisiologia Aplicada à Odontologia, uma atividade de extensão da Universidade de Pernambuco que será realizada de forma online entre os dias 17 e 24 de maio. O evento tem o apoio do Programa Ciranda Inclusiva Bilíngue, que desde 2004 desenvolve na UPE ações de inclusão social, apoio às famílias com crianças surdas e formação de instrutores e intérpretes de Libras.

O objetivo do simpósio é viabilizar o acesso descritivo imagético inerente à compreensão do indivíduo surdo tanto pelas imagens como pela tradução em Libras que será disponibilizada posteriormente.

Os participantes assistirão a vídeos produzidos por acadêmicos do segundo período do curso de Odontologia no Instituto de Ciências Biológicas, onde funciona o básico do curso da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE) seguindo as regras da Técnica DVSA – Descrição Visual Sinalizada Aplicada. Os comentários ajudarão na reedição do material em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

A oferta deste material informativo e educativo em Libras no YouTube faz parte de um projeto piloto de adequação de outros materiais de áreas distintas da Saúde.

A proposta surgiu da consciência das dificuldades de muitas pessoas ouvintes entenderem, compreenderem e modificarem sua prática na perspectiva da inclusão e da acessibilidade comunicacional.

A carga horária do evento será de 60 horas para os apresentadores e 20 horas para os demais participantes. Haverá entrega de certificados. A plataforma utilizada será o canal Libras Pernambuco no YouTube.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo formulário disponível no link https://forms.gle/pXHb4nKYpiv1ibRc7.

Os interessados podem também fazer posteriormente um curso de capacitação material educativo bilíngue promovido pelo programa Ciranda Inclusiva Bilíngue. Não há limite de participantes.