1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Campus Mata Norte da UPE promove I Feira de Ciências e Tecnologia - Universidade de Pernambuco

Campus Mata Norte da UPE promove I Feira de Ciências e Tecnologia

Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a participação de escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio de Nazaré da Mata, o Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE) promove a sua I Feira de Ciências e Tecnologia. Totalmente  gratuito, o evento terá atividades para estudantes do município (minicursos, oficinas e rodas de diálogo) e palestras abertas ao público transmitidas pelo canal do YouTube do Campus Mata Norte da UPE.

A primeira live acontecerá na terça-feira (27), às 16h. O professor do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Wendel Pontes, autor do blog Ciência Books, de divulgação científica e popularização da ciência, falará sobre “O que você precisa saber sobre ciência para não passar vergonha”. 

Na quarta-feira (28), também às 16h, o tema de uma roda de diálogo será “Trajetórias inspiradoras de mulheres cientistas em Pernambuco”, com a participação das professoras e pesquisadoras Patricia Endo (UPE), Maria de Lourdes Alcoforado (UPE), Carla Monteiro (UFPE), Natália de Melo (UFRPE) e a CEO da Setup Lasers Milrian Mendes.

O tema da feira nesta sua primeira edição é “Ciência em Si, Ciência Aqui, Ciência e Tecnologia em Nazaré da Mata”. As Atividades serão concluídas no dia 8 de julho de 2021, Dia Nacional da Ciência. A I Feira de Ciências e Tecnologia da UPE Campus Mata Norte é filiada à 27a CIÊNCIA JOVEM, uma das mais antigas e maiores Feiras de Ciências do Brasil, realizada pelo Espaço Ciência.

Em parceria com a Gerência Regional de Ensino da Mata Norte, Secretaria de Educação de Nazaré da Mata e o Espaço Ciência, a ação da UPE visa a popularização da ciência e melhoria dos ensinos Fundamental e Médio. Os objetivos são estimular a cultura indagativa e crítica, própria da ciência; desenvolver a capacidade inventiva e investigativa nos estudantes; incrementar o ensino da ciência na Educação Básica, buscando o letramento científico em todas as áreas do conhecimento, além de sensibilizar e apoiar as meninas e mulheres nas Ciências.

As equipes das escolas inscritas podem submeter projetos nas seguintes categorias: Ensino Fundamental anos iniciais, Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio. Haverá ainda premiação nas categorias Meninas na Ciência e Voto Popular.

Mais detalhes sobre a programação dos próximos meses e outras informações da I Feira de Ciências e Tecnologia da UPE Campus Mata Norte podem ser obtidos no perfil oficial no Instagram: @upefct2021.