1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Campus Mata Norte promove II Encontro Parfor-UPE para discutir importância da formação de professores da Educação Básica - Universidade de Pernambuco

Campus Mata Norte promove II Encontro Parfor-UPE para discutir importância da formação de professores da Educação Básica

Criado para atender profissionais do magistério no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) será tema de evento promovido pelo Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco dentro das comemorações de 30 anos de fundação da UPE e dos 11 anos da ação pedagógica que foi encampada desde seu início pela instituição de ensino superior pública estadual.

O II Encontro Parfor-UPE vai acontecer na sexta-feira (17), das 9h às 17h, com lançamento de livro, conferência de abertura e duas palestras. A transmissão ao vivo será pelo canal YouTube do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UPE.

Aberto a todos os interessados em educação pública de qualidade, o evento online terá a participação de especialistas da UPE, professores-alunos, egressos e docentes do Parfor, além de convidados. O evento acontece em um cenário nacional de incertezas em relação a investimentos públicos na qualificação de professores.

Com 175 páginas, o livro “O Parfor como possibilidade de remediar os desafios da escola básica” será lançado na cerimônia de abertura do encontro. Publicada pela Editora da Universidade de Pernambuco (Edupe), a obra reúne nove artigos que abordam experiências do Parfor na UPE.

A organização do livro é de três integrantes do Campus Mata Norte da UPE: Maria Auxiliadora Leal Campos (diretora do Campus e coordenadora geral do Parfor na UPE), Maria do Carmo Barbosa de Melo (coordenadora adjunta do Parfor na UPE) e Adlene Silva Arantes (coordenadora do curso de Pedagogia do Parfor na UPE e líder do Grupo de Estudos Étnico-racial e Ambiental - Gera).

A publicação alerta para o desmonte do Parfor e o avanço de grupos privados na educação básica, formando professores em tempo rápido e com material didático pré-elaborado.

O Parfor é um programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior (IES).

O objetivo principal do programa é garantir que os professores da rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O programa fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de Licenciatura (para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior), Segunda licenciatura (para professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial) e Formação pedagógica (para docentes ou tradutores intérpretes de Libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica).