1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
CISAM/UPE recebe homenagem na Câmara Municipal do Recife - Universidade de Pernambuco

CISAM/UPE recebe homenagem na Câmara Municipal do Recife

 

 

Publicado em 05/03/24

 

Nesta segunda-feira (04/03), o Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM/UPE) foi homenageado na Câmara Municipal do Recife. A iniciativa foi da vereadora Liana Cirne, pelos serviços prestados pela instituição, direcionados à assistência à saúde da mulher e da criança.

Pioneiro na assistência a mulher e adolescente vítima de violência sexual e doméstica, o CISAM é também referência em neonatologia, com uma casa de apoio a gestantes e recém-nascidos. Com 78 anos de História, o Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros  teve sua origem na unidade hospitalar Maternidade Professor Monteiro de Morais, inaugurada em 23 de janeiro de 1946, tornando-se conhecida como a “Maternidade da Encruzilhada”. Por duas vezes, em 1993 e 1997, recebeu o certificado de melhor serviço público estadual na assistência à saúde da mulher. Em 1995 recebeu o título de “Hospital Amigo da Criança”, do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância. Em 1996, tornou-se referência na assistência à mulher e adolescente em situação de violência sexual e doméstica, ofertando atendimento no serviço denominado Pró-Marias. Em 2023 recebeu o prêmio "Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher", concedido pela Câmara dos Deputados.

 “Quero dizer que o Cisam faz 44.000 atendimentos mensais, salvando vidas e dando dignidade às mulheres. Estar aqui hoje, no mês de março, prestando uma solenidade ao CISAM, é dizer que sem os serviços ofertados, não existe dignidade para a mulher. [...] A gente precisava expressar o quanto o CISAM é importante para a vida e para a dignidade das mulheres do Estado de Pernambuco. E, por isso, nós temos uma imensa gratidão, um imenso reconhecimento. Mas essa gratidão e reconhecimento não podem ficar restritos a uma conversa. Eu quis dizer isso aqui, na Casa do Povo do Recife: a Casa de José Mariano. Meus parabéns a todos e todas que fazem o Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros. Vida longa ao CISAM”, ressaltou Liana Cirne. 

A Profa. Maria Benita Spinelli, Gestora Executiva do CISAM, salientou que a unidade “[...] é um Hospital Universitário que integra o Complexo Hospitalar da UPE,  junto com o Procape e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, com 108 leitos ativos funcionando em prol da sociedade. Com uma perspectiva já perto de nós, temos também a construção e a inauguração do nosso Centro de Parto Normal, com cinco leitos, e a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, com 20 leitos. Isso é só o começo de um crescimento que está posto”, enfatizou a gestora.

Além da vereadora Liana Cirne, outros parlamentares, como a vereadora Aline Mariano, parabenizaram a iniciativa e reconheceram os serviços prestados pelo CISAM. O evento foi acompanhado por servidores da UPE, colaboradores e profissionais de saúde que se empenham na manutenção das atividades da unidade de educação e saúde.

“É uma justa homenagem para uma das principais unidades de saúde do nosso Estado. O CISAM tem atuado na assistência à população, na formação de profissionais e na oferta de serviços complexos para mães e crianças”, apontou o Prof. José Roberto, Vice-reitor da UPE.  

Compuseram a mesa de honra da reunião solene as vereadoras Liana Cirne e Aline Mariano, a Profa. Maria Benita Spinelli, Gestora Executiva do CISAM, o Prof. José Roberto Cavalcanti, Vice-reitor da UPE, o Prof. Olímpio Barbosa de Moraes Filho, Diretor Médico do CISAM, Juliana Gouveia, Secretária-executiva da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Paula Menezes e Flávia Verçosa, representando a senadora Tereza Leitão.

Fonte e foto: Câmara Municipal do Recife