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Coordenador do Prolinfo/UPE defende tese sobre o ensino da língua portuguesa no ensino médio. - Universidade de Pernambuco

Coordenador do Prolinfo/UPE defende tese sobre o ensino da língua portuguesa no ensino médio.

O coordenador-geral do Programa de Línguas e Informática da Universidade de Pernambuco (Prolinfo/UPE), professor Carlos Silva, defendeu tese de conclusão de curso de doutorado apresentando trabalho versando sobre o ensino da língua portuguesa no ensino médio.

Na sua tese, o docente alerta para o ensino equivocado de língua portuguesa baseado no estruturalismo que continua privilegiando se não apenas, mas, preferencialmente, o ensino da sintaxe e de nomenclaturas da língua, perpetuando a equivocada concepção que defende que conhecer língua significa conhecer gramática, processo tradicional de ensino chamado pelo professor de gramaticalização da língua.

Em alternativa a esse ensino tradicional ainda em vigor, o professor sugere minimizar a hegemonia assumida pela gramática, trazendo o léxico para o centro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo um ensino lexicalizado da língua portuguesa, à luz das orientações da Abordagem Lexical.

“Nesse contexto,um ensino significativo da língua portuguesa passa pela negação da dicotomia (gramática x léxico), propondo um ensino integrado (léxico-gramática), alterando significativamente os componentes curriculares vigentes no processo de ensino-aprendizagem de línguas, promovendo mudanças substanciais nos métodos e na metodologia de ensino para a formação inicial e continuada de professores, avalia o professor.