1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Doutorando em Odontologia da UPE representará o Brasil em encontro com vencedores do Prêmio Nobel - Universidade de Pernambuco

Doutorando em Odontologia da UPE representará o Brasil em encontro com vencedores do Prêmio Nobel

Um doutorando em Odontologia da Universidade de Pernambuco vai participar de um encontro promovido pela Nobel Foundation e Academia Brasileira de Ciências com a presença de quatro cientistas ganhadores do prêmio em Medicina, Química e Física.

João Luiz Gomes Carneiro Monteiro integra a lista de 80 estudantes selecionados para o evento United by Science - Nobel Prize Dialogue Latin America and the Caribbean, onde terão a oportunidade de falar sobre suas experiências como jovens pesquisadores.

Cirurgião-dentista, formado na Universidade de Pernambuco (UPE) em 2013, João Monteiro é matriculado no programa stricto sensu coordenado pelo Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE).

Orientada no doutorado pelo professor Belmiro Vasconcelos, a sua tese abordará o uso de biomateriais com nanotecnologia visando o tratamento de artroses e degenerações de superfícies articulares, em especial a articulação temporomandibular. Uma vez instalada, esta doença leva a dor articular, disfunções auditivas, cefaleias, distúrbios da mastigação, do sono e prejuízo à qualidade de vida dos pacientes.

João Monteiro representará o país neste meeting virtual indicado pela Academia Brasileira de Ciências.

"Participar do evento United by Science é um estímulo para seguir como pesquisador com o intuito de desvendar os desafios do futuro da humanidade junto com outros pesquisadores apaixonados pelo que fazem", disse.

Elisabeth Blackburn, vencedora do Prêmio Nobel de Medicina em 2009, será a moderadora do evento, que terá cinco mesas-redondas simultâneas com os estudantes da América Latina e Caribe e os outros laureados com o Prêmio Nobel (Emmanuelle Charpentier, Química 2020; Bernard Feringa, Química 2016; e Saul Perlmutter, Física 2011).

As mesas-redondas acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro. O encontro será gravado e transmitido oficialmente em 16 de novembro, das 13h às 16h (horário de Brasília).

Toda a interação entre estudantes e os ganhadores do Prêmio Nobel será em inglês, sem tradução simultânea.

Os estudantes universitários serão convidados a abordar questões que incluem as responsabilidades dos cientistas, estratégias para a defesa da ciência, o poder da colaboração e as mais amplas implicações sociais desses temas.

"Nos últimos anos, a UPE galgou espaços diferenciados em rankings internacionais e esse caminho não tem volta. É investir na formação de recursos humanos e nas pesquisas científicas de ponta", afirmou o professor Belmiro Vasconcelos.