1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Escola Politécnica teve pioneirismo no ensino da engenharia em Pernambuco - Universidade de Pernambuco

Escola Politécnica teve pioneirismo no ensino da engenharia em Pernambuco

O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro. A data homenageia os profissionais responsáveis por desenhar, projetar e concretizar construções. Eles são responsáveis por realizar projetos de forma lógica, prática e observando as regras e normas técnicas e de segurança.

A profissão foi regulamentada no Brasil através do decreto 23.569, de 1933, que também criou o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura, responsáveis pela fiscalização da profissão.

Vinte anos antes da regulamentação da profissão no país, o sonho de um grupo de professores do Ginásio Pernambucano resultou na criação da Escola Politécnica de Pernambuco. Ela surgiu em 1912 para desenvolver, no estado, o ensino das ciências matemáticas, físicas, químicas e naturais e os conhecimentos técnicos indispensáveis à pro­fissão de engenheiro. 

A Poli, como é conhecida, incorporou-se em 1966 à Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (Fesp). Passou a integrar a Universidade de Pernambuco (UPE) a partir de 1990, com a criação oficial desta instituição de ensino superior.

O curso de Bacharelado em Engenharia Civil da UPE é oferecido no Campus Benfica. Tem duração de cinco anos, ou seja, 10 semestres, com carga horária total de 3.915 horas.

Ao longo de mais de um século de existência, a Poli criou outros cursos de engenharia. São oferecidas graduações em Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia  Elétrica Eletrônica, Engenharia Elétrica Eletrotécnica, Engenharia Elétrica telecomunicações, Engenharia Mecânica e Física de Materiais. Na pós-graduação, há especializações em Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas, Engenharia Civil e Tecnologia da Energia.