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Estudante da FCM/UPE ganha prêmio por uso da realidade aumentada para ausculta de sons cardíacos - Universidade de Pernambuco

Estudante da FCM/UPE ganha prêmio por uso da realidade aumentada para ausculta de sons cardíacos

Acadêmico do sétimo período da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE), Tobias Mosart teve um projeto vencedor no XR Hackathon 2021, a principal competição global de realidade aumentada e realidade virtual realizada pela Meta (novo nome do Facebook).
 
Usando uma ferramenta de criação dos filtros do Instagram, ele desenvolveu o AR Heart Sounds Tool, um simulador que facilita o treino da ausculta de sons cardíacos fisiológicos e patológicos através de uma experiência em realidade aumentada, voltada para estudantes da área da saúde.
 
"Nele, o usuário, apontando a câmera para outro colega, consegue observar o local adequado dos pontos de ausculta, anatomia básica da região, observar o fonocardiograma de cada som, e escutar, pelo fone de ouvido, qual seria o som gerado para aquela representação gráfica (Fisiológico B3, B4, Desdobramentos e Ritmo de galope)", descreve Tobias.
 
O estudante diz que o diferencial é tornar a experiência do aprendizado mais imersiva, chamativa e interessante ao aluno, ao mesmo tempo em que se consegue simular sons patológicos em qualquer ambiente e com qualquer pessoa, facilitando o treino inicial da ausculta, para posterior estudo com o paciente.
 
Além deste projeto, Tobias já criou uma simulação de anamnese e exame físico para auxiliar o estudo dos estudantes do quarto período de Medicina, quando, por causa da pandemia, eles não puderam ter contato com os pacientes.
 
A divulgação dos vencedores do XR Hackathon 2021 aconteceu em dezembro (https://facebookhackathons.com). Mais informações sobre o projeto de Tobias estão disponíveis em sua página no hackathon(bit.ly/heartsoundstool).
 
"Estes projetos exemplificam apenas o começo das possibilidades que novas tecnologias disruptivas podem oferecer para a educação em saúde (sempre de forma complementar, nunca substituindo o paciente). A Meta está investindo em um projeto de realidade aumentada para educação chamado Meta Immersive Learning. Espero que, com essa vitória, nossa universidade esteja visível para eles como potenciais parceiros para o início deste caminho", afirma Tobias.