1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Estudante da UPE é um dos organizadores da Competição Latino-Americana de Robótica - Universidade de Pernambuco

Estudante da UPE é um dos organizadores da Competição Latino-Americana de Robótica

Diogo Lacerda, graduando do curso de Física de Materiais da Universidade de Pernambuco (UPE), participou da organização da XVII Latin American Robotics Competition (LARC) em conjunto com a XVI Brazilian Robotics Competition (CBR). Os eventos ocorreram em conjunto na cidade de João Pessoa (PB) dos dias 6 a 10 de novembro de 2018.

O LARC/CBR é a principal competição científica continental no campo da robótica autônoma da América Latina. O evento teve participação do IEEE Latin American e Brazilian Robots Competition, além do Latin American e Brazil RoboCup Open. Outras exposições e competições fizeram com que o evento totalizasse mais 400 atividades e resultando no maior evento de robótica da América Latina: Robótica 2018.

Um dos focos do LARC/CBR é apresentar vários desafios para os robôs autônomos que promovem o desenvolvimento e a produção de novos conhecimentos na área de Robótica Autônoma Inteligente.

Diogo se concentrou no RoboCup@Home, competição que tem como objetivo desenvolver serviços e tecnologia de robô assistivo para futuras aplicações domésticas e pessoais. É a maior competição anual internacional de robôs de serviço autônomos e faz parte da iniciativa Robocup.

Nessa competição, um conjunto de testes de referência é usado para avaliar as habilidades e o desempenho dos robôs em uma simulação de ambiente doméstico realístico. O foco está nos seguintes domínios de ações, mas não se limitando a: Interação Homem-Robô e Cooperação, Navegação e Mapeamento em ambientes dinâmicos, Visão Computacional e Reconhecimento de Objeto sob condições de luz natural, Manipulação de Objeto, Comportamentos Adaptativos, Integração de Comportamento, Inteligência Ambiental, Padronização e Integração do Sistema.

De acordo com o aluno, que também é técnico em mecatrônica,“o conjunto de avaliações e testes aponta para as dificuldades que esses robôs terão de enfrentar para auxiliar o ser humano em um cenário doméstico. 

"Um acervo de avaliações é utilizado em todos os robôs para testar o desempenho em ambiente doméstico com alto grau de fidelidade. Os robôs têm que navegar de forma autônoma dentro de uma casa, e para isso ocorrer é necessário que ele faça o mapeamento do ambiente utilizando câmeras e sensores Kinect da Microsoft."

O estudante ainda ministrará uma palestra na próxima Campus Party Brasil, que ocorrerá de 12 a 17 de fevereiro de 2019.