1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Inovação tecnológica em Suape tem a marca do IIT/UPE - Universidade de Pernambuco

Inovação tecnológica em Suape tem a marca do IIT/UPE

Uma solução pioneira desenvolvida no Instituto de Inovação Tecnológica da Universidade de Pernambuco (UPE) permite maior velocidade e mais segurança em uma etapa importante na instalação de pás eólicas em aerogeradores. O processo de esmerilhamento antes da acoplagem das peças agora é feito através de acionamento remoto e não de forma manual. O modelo criado pelo IIT/UPE foi adotado pela empresa dinamarquesa LM Wind Power em sua fábrica no Complexo Industrial e Portuário de Suape,  eliminando a possibilidade de acidentes graves envolvendo funcionários. A multinacional possui outras unidades no Canadá, China, Dinamarca, Índia, Polônia, Espanha, Turquia e Estados Unidos.

Líder mundial em sistemas de segurança para pessoas, máquinas e processos produtivos, a multinacional alemã Schmersal foi contratada pela LM Wind Power para eliminar o risco ao trabalhador na operação do equipamento chamado Root Grinder, que faz o esmerilhamento para garantir a planeza necessária para instalação das pás em cada aerogerador. Ex-aluno da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, o engenheiro da Schmersal Wesley Paulo dos Santos contatou o IIT/UPE para firmar parceria e desenvolver a solução requerida.

O desafio foi aceito pelo professor Rogério Pontes de Araújo, do curso de Engenharia Mecânica da Poli/UPE e coordenador do Laboratório de Manufatura Avançada do IIT/UPE, pelo professor Dênis Leite, do curso de Engenharia de Automação e Controle, e pelo aluno concluinte do curso de Engenharia de Automação e Controle da Poli/UPE, Victor Hugo de Barros Cabral. Os três idealizaram, desenvolveram e instalaram um sistema de acionamento remoto do Root Grinder.

Um dispositivo foi projetado para realizar, a partir de comando remoto, uma tarefa que antes envolvia riscos ao operador. O IIT/UPE desenvolveu o equipamento com movimento precisamente controlado, alimentado por bateria e integralmente wireless. Um dos pontos fortes da solução foi a característica "plug and play”, ou seja, a instalação consistiu em desacoplar uma manopla e instalar o novo sistema.

Cada turbina eólica utiliza, normalmente, três pás eólicas para produção de energia. Elas são fixadas ao rotor do aerogerador através do flange de cada estrutura (região localizada na extremidade da pá e que possui diversos furos para permitir passagem de parafusos).

Os flanges precisam estar planos para garantir um correto alinhamento das pás durante a montagem. Para isso, é necessário realizar operações de esmerilhamento (utilizando rebolo abrasivo) para atingir os níveis aceitáveis de planeza. A retirada de mais uma camada de material se dava antes com o giro manual de uma manivela. O Root Grinder pesa toneladas e é fixada na pá eólica através de um tripé, que por acidente pode se desprender e cair em cima do operador, causando riscos à integridade física ou até morte.

Além de segurança para os operadores do Root Grinder, a solução desenvolvida pelo IIT/UPE proporcionou o aumento na produtividade durante a etapa de esmerilhamento, pois a atividade passou a ser realizada em um tempo menor. Normalmente quando se implanta uma solução de segurança em equipamentos, há um impacto negativo em relação à produtividade, pois normalmente ela diminui. O que a Schmersal conseguiu com o IIT/UPE foi implementar uma solução de segurança e aumentar a produtividade

Inaugurado em dezembro de 2018 para dar suporte ao desenvolvimento de produtos e serviços, o IIT/UPE trabalha com projetos importantes junto a empresas de diversos setores. O prédio situado dentro do Complexo do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos (Parqtel), no bairro da Várzea, no Recife, abriga laboratórios de pesquisa e desenvolvimento alinhados aos programas de pós-graduação da UPE e às diversas demandas da indústria local e nacional: Manufatura Avançada, Energias Renováveis, Biotecnologia, Sistemas Construtivos, Optoeletrônica, Sistemas Ciberfísicos, Data Science e Telemática e Visão Computacional.

Segundo o professor Luís Arturo, atual cientista-chefe do IIT/UPE, essa relação crescente com a indústria reforça o posicionamento da UPE e da Poli de alinhamento com as demandas do estado de Pernambuco.