1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Livro sobre sequências didáticas tem participação de professores do curso de Letras do Campus Petrolina da UPE - Universidade de Pernambuco

Livro sobre sequências didáticas tem participação de professores do curso de Letras do Campus Petrolina da UPE

Professores do curso de Letras do Campus Petrolina e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) participaram da elaboração de um livro que aborda o uso de sequências didáticas (SD) na educação básica e no ensino superior no Brasil.

Segundo volume da Série Escola e Universidade, lançado pela editora Mercado de Letras, a coletânea “Sequências didáticas na escola e na universidade - planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais” foi organizada pelo docente da UPE Geam Karlo-Gomes em parceria com os também professores doutores Ermelinda M. Barricelli, da Universidade São Francisco, e Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra (Suíça).

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Geam Karlo-Gomes é professor do Programa do PPGFPPI e líder do Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (ITESI), ambos vinculados à UPE. 

VEJA O SUMÁRIO, O PREFÁCIO E A APRESENTAÇÃO DA OBRA

Em ordem alfabética, os doze professores da UPE que participaram do livro são: Edna Maria Alencar de Sá, Francisco de Assis Silva Panta, Isolda Alexandrina Silva Beserra Lacerda, Joilma Barbosa Ferreira de Souza, Kátia Maria Rodrigues Gomes, Kleber Ferreira Costa, Maria Aparecida Ventura Brandão, Maria de Fátima Rolim C. dos Santos, Peterson Martins Alves Araújo, Renata Ferreira Rios e Zaira Dantas de Miranda Cavalcanti. Já as mestrandas são Ana Márcia dos Santos Honorato da Silva e Auricélia Pires de Vasconcelos Belarmino.

Segundo a apresentação do livro, a obra é composta por três partes: Contexto Escolar, Contexto Universitário e Contexto de Formação de Professores. Na primeira parte, os artigos discutem as práticas docentes no universo da escola. Na segunda, as pesquisas versam sobre as experiências no Ensino Superior. Por último, apresenta-se um exemplo de sequência didática (SD) que nasce das reflexões de professores formadores a partir do cenário das formações continuadas.

De acordo com Joaquim Dolz, professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, “o livro é interessante para os professores porque fala de muitos gêneros diferentes e têm muitos trabalhos de análise do ensino na educação básica, na universidade, na formação dos professores, além da abertura das sequências didáticas para quatro línguas diferentes [português, inglês, espanhol, francês], o que é particularmente interessante para recomendar o livro para professores, pesquisadores e formadores. No livro se encontra um trabalho de concepção de sequências didáticas importantes, de análises de práticas e de experiências […] e o retorno reflexivo sobre as práticas. […] Temos uma base importante para avançar e acho que é uma contribuição ao letramento do Brasil, mas não unicamente ao letramento do Brasil. Os trabalhos que se apresentam têm um nível suficiente para serem bem considerados a nível internacional.”

A publicação é resultado de uma parceria entre os membros dos grupos de pesquisa ITESI (UPE), ALTER (Pontifícia universidade Católica de São Paulo - PUC) e ALTER-Age (Universidade de São Paulo - USP). O lançamento ocorreu no dia 10 de março, com transmissão via YouTube.