1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Mesa-redonda na Semana Universitária da UPE debate atualidade do pensamento de Paulo Freire - Universidade de Pernambuco

Mesa-redonda na Semana Universitária da UPE debate atualidade do pensamento de Paulo Freire

De padrinho de casamento dos pais a amigo e colega professor, a relação do educador Paulo Freire com Agostinho Rosas foi consolidada pelo pensamento comum de que a criatividade é libertadora. Docente adjunto nos cursos de Educação Física e Ciências Sociais da Universidade de Pernambuco, Agostinho reforçará a atualidade de pensamento de Paulo Freire em um evento da Semana Universitária da UPE. Ele participará como palestrante de uma mesa-redonda com transmissão direta, às 9h de quinta-feira (26), pelo canal da instituição no YouTube (https://www.youtube.com/canalupe).

O tema será “Extensão ou Comunicação?”, título do livro do pensador pernambucano escrito no Chile, em 1968. Já no exílio, com a Pedagogia do Oprimido sendo depreciada pela ditadura militar, Paulo Freire defendia a “reinvenção permanente” como a chave para o conhecimento. “A criatividade é libertadora e, nos tempos atuais, cada vez mais necessária˜, afirma Agostinho. Segundo ele, nestes tempos de pandemia e de discussão do acesso democrático ao conhecimento online, o pensamento de Freire ainda urgente. “A questão da extensão universitária, tratada já por ele há mais de 40 anos, é um problema discutido no mundo”, pontua Agostinho.

A mesa-redonda terá a participação do professor Luiz Alberto Rodrigues como mediador e os professores Odair Carvalho, Fernando Guimarães e Andrea Bandeira como debatedores. Todos doutores, eles integram a Escola Superior de Educação Física (ESEF) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).