1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
NOTA DE PESAR - Béda Barkokébas Junior - Universidade de Pernambuco

NOTA DE PESAR - Béda Barkokébas Junior

A comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco (UPE) externa seu mais profundo pesar em virtude do falecimento do professor de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE), Béda Barkokébas Junior, ocorrido na noite deste domingo (24), aos 63 anos. Nascido no Recife, em 1957, exerceu o cargo de Pró-Reitor de Planejamento na gestão dos ex-reitores da instituição, Emanuel Dias e Carlos Calado.

Barkobébas graduou-se em Engenharia Civil pela UPE. Fez mestrado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possuía, ainda, doutorado em Engenharia Rodoviária e pós-doutorado pela Universidade Politécnica da Catalunya, em Barcelona, na Espanha.

Foi líder do grupo de pesquisa “Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho”, registrado no CNPq e coordenador do Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho (NSHT) da UPE. Atuou também como Consultor ad hoc do CNPq e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Pernambuco (SINDUSCON-PE).

Em 2011, recebeu a Medalha Pioneiros da Segurança, concedida pela Agência Brasil de Segurança. E em 2013, foi agraciado com a Medalha Comemorativa dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), oferecida pelo Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília.

Membro da Academia Pernambucana de Ciência (APC), o docente desenvolveu pesquisas nas áreas de gestão de segurança e saúde do trabalho; segurança e saúde do trabalho na construção civil; segurança e saúde no trabalho, procedimentos e componentes de construção; ergonomia; higiene ocupacional; riscos elétricos; segurança no lar.

Atualmente, lecionava como professor associado da Escola Politécnica da UPE, professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e professor permanente do Mestrado em Construção Civil da UPE.

A UPE expressa as mais sinceras condolências e deseja, ainda, conforto, paz e muita força para a família enfrentar a perda.

O reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, decretou luto por três dias.