1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Procape/UPE integra Rede de Telecardiologia implantada pela Secretaria Estadual de Saúde - Universidade de Pernambuco

Procape/UPE integra Rede de Telecardiologia implantada pela Secretaria Estadual de Saúde

O Pronto-Socorro Cardiológico da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE) participa da Rede de Telecardiologia de Pernambuco (Telecardio PE), programa da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) que qualifica o atendimento em cardiologia na atenção primária para evitar complicações e mortes por doenças cardiovasculares.

A implantação do Telecardio PE proporciona a emissão de laudos de eletrocardiograma online (TeleECG), além da realização de teleconsultorias e teleconsultas com profissionais capacitados. Especialistas do Procape atuam como médicos teleconsultores, orientando colegas de locais distantes em relação a diagnósticos.

Alagoinha, no Agreste, foi o primeiro município a receber o projeto-piloto e já realizou mais de 700 exames neste formato em cinco pontos distribuídos na cidade.

Outros 21 municípios pernambucanos, como Poção, Tacaimbó e Cachoeirinha, já estão com a implantação do TeleECG em andamento. A expectativa é incorporar o serviço em cerca de 200 pontos espalhados em unidades de atenção primária à saúde no estado.

“A telecardiologia traz inúmeros benefícios: além de garantir o acesso ao exame e ao laudo mais rapidamente, uma vez que o paciente chega no serviço e já faz o eletrocardiograma, o projeto reduz os encaminhamentos para hospitais de referência que atendem casos de alta complexidade e também diminui significativamente os custos com a realização de exames cardiológicos no Sistema Único de Saúde”, ressalta a diretora do Núcleo de Telessaúde da SES-PE, Dulcineide Oliveira.

No cenário atual, o médico da unidade básica de saúde que suspeita de problema cardíaco no paciente durante a consulta numa unidade básica de saúde (UBS) solicita um eletrocardiograma (ECG) – um dos principais exames usados na especialidade para avaliar a saúde cardiovascular – para investigar o caso.

Com o requerimento, o serviço solicita à regulação do município uma vaga para realização do exame em um centro de referência. Com o resultado em mãos, o paciente retorna à UBS para continuar o acompanhamento ou ser encaminhado a um especialista.

Com o TeleECG, o eletrocardiograma é realizado na própria unidade e pode ficar pronto em até duas horas. Durante o procedimento, o profissional da unidade envia pela plataforma de teleassistência a dúvida clínica ou sobre o processo do trabalho e recebe a resposta online, baseada em evidências científicas, do médico teleconsultor.

“A estratificação da grande maioria das doenças crônicas é feita pela atenção primária em saúde e os dados apontam que as patologias cardiovasculares são muito presentes na nossa população, sendo uma das principais causas de mortalidade. A oferta do eletrocardiograma, um exame simples, mas que traz bastante informação sobre a saúde do paciente, na rede básica, é essencial para qualificar a consulta e ainda desafogar os níveis secundário e terciário do SUS”, pontua a médica sanitarista Ana Carolina Almeida, da Gerência Estadual de Expansão e Qualificação da Atenção Primária da SES.

O projeto, coordenado pelo Núcleo de Telessaúde e Superintendência de Atenção Primária da SES, funciona em parceria com o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde; e o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os municípios interessados em implementar o TeleECG podem solicitar o programa no site tinyurl.com/2zrof7v2. O governo do estado faz as visitas técnicas para estruturar os pontos e capacitar os profissionais, além de acompanhar a evolução do projeto no município e promover ações de teleeducação para qualificação dos trabalhadores.

* Com informações do Diário Oficial de Pernambuco