1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
Um panorama da Covid-19 no mundo em livro gratuito da Edupe - Universidade de Pernambuco

Um panorama da Covid-19 no mundo em livro gratuito da Edupe

Fotos: Autores Karl Schurster e Dilton Maynard/Reprodução da capa do livro

Economia se sobrepondo à saúde, reação da direita radical, crescimento do negacionismo, teoria conspiratória nas redes sociais, desvios de informação. A pandemia de Covid-19 é uma tragédia que ainda está sendo escrita, mas estes temas já estão devidamente analisados em um livro da Editora Universidade de Pernambuco (Edupe) disponível gratuitamente para download em formatos PDF e e-pub. “Covid-19, sociedades e tempo presente” reúne, em 166 páginas, artigos de pesquisadores do Brasil, Argentina, Alemanha e Espanha, “convocados” pelos professores Karl Schurster e Dilton Maynard, organizadores da publicação. Em uma troca de e-mails, os dois perceberam a importância de registrar o momento como contribuição da ciência para o público em geral.

“A ideia era tirar o Brasil desta 'síndrome de ilha', de achar que está isolado do mundo e mostrar um panorama global do enfrentamento da Covid-19”, afirma Karl Schurster, assessor de relações internacionais da Universidade de Pernambuco (UPE). Ele e Dilton Maynard, que é pró-reitor de graduação e professor associado da Universidade de Sergipe (UFS), solicitaram contribuições inéditas de especialistas de outros países.   

Lançado em agosto, apenas cinco meses depois do início da quarentena no Brasil, o livro traz textos em português e espanhol e aborda os impactos de um isolamento completo (na Patagônia argentina), o caos no atendimento público de saúde na Espanha, o “vocabulário” da pandemia na Alemanha e o uso e seleção de informações sobre a doença no Brasil. O livro pode ser baixado através deste link: http://edupe.com.br/produto.php?codigo=127. É preciso apenas fazer um cadastro prévio na Edupe para ter acesso ao catálogo. 

A ideia de Schurster e Maynard é publicar um novo volume em janeiro de 2021, reunindo as impressões dos mesmos colaboradores já sobre a segunda onda da epidemia e incorporando novas contribuições de especialistas de Israel e Estados Unidos.