1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE apresenta balanço de 2020 para Conselho Social - Universidade de Pernambuco

UPE apresenta balanço de 2020 para Conselho Social

FOTO: Paulo Goethe/UPE

Em um ano onde a saúde e a ciência foram colocadas duramente à prova contra o negacionismo, a Universidade de Pernambuco (UPE) encerra 2020 com vitórias no seu propósito de compartilhar com a população o conhecimento resultado do trabalho e das pesquisas dos seus professores e alunos.

Na tarde desta quarta-feira (9), a instituição prestou contas de suas atividades para o Conselho Social, formado por representantes do governo do estado, de entidades sociais, de associações estudantis (secundaristas e universitárias) e das prefeituras das cidades onde a UPE tem campi e também núcleos de educação a distância (EAD).

A reunião online contou com 25 participantes. O Conselho Social é um órgão consultivo, não deliberativo, mas considerado importante para divulgação das ações da UPE.

Por conta da pandemia, a Universidade de Pernambuco teve que alterar a sua estratégia de ensino, desenvolvendo uma plataforma para as atividades remotas dos conteúdos pedagógicos. Cerca de 14 mil contas de e-mail foram criadas e equipamentos foram adquiridos para os estudantes com maior dificuldade de acesso à internet. Cerca de 4,8 mil estudantes tiveram também acesso a pacotes de dados móveis.

Na área de pós-graduação, a UPE manteve o seu plano de interiorização, expandindo os campi de Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina, além de aumentar a oferta de salas multimídia em ciências da computação em Caruaru. Petrolina foi a primeira unidade do interior a ter um doutorado.

O maior desafio de 2020 foi travado pelo Complexo Hospitalar da UPE, formado pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Procape e Cisam. Referência no combate à epidemia no estado, o HUOC aumentou o número de leitos e de profissionais, criando protocolos para atendimento de pacientes e treinamento de equipes. Ao todo, o hospital teve um incremento de 759 servidores. Juntas, as três unidades do Complexo Hospitalar da UPE realizaram, até outubro, 650 mil atendimentos ambulatoriais.

“É um momento de mostrar gratidão ao povo pernambucano pelo apoio recebido”, afirmou o reitor Pedro Falcão ao encerrar o encontro. Os números dos balanços de cada prorrogação-reitoria serão divulgados nos próximos dias.