1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE aprova concessão de título de Doutora Honoris Causa à professora da Faculdade de Ciências Médicas Valdecira Lilioso de Lucena - Universidade de Pernambuco

UPE aprova concessão de título de Doutora Honoris Causa à professora da Faculdade de Ciências Médicas Valdecira Lilioso de Lucena

O Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade de Pernambuco aprovou a concessão do título de Doutora Honoris Causa a Valdecira Lilioso de Lucena, professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) considerada referência para colegas e estudantes de Medicina e uma defensora da importância da residência médica como fundamental para a formação do profissional de saúde.

A proposta de concessão do título foi feita pela direção da FCM e tornou-se resolução 042/2021 aprovada pelo CONSUN em reunião realizada nesta segunda-feira (9). A cerimônia de entrega vai acontecer no dia 30 de novembro, às 11h.

Nascida na cidade de Patos (Paraíba), Valdecira formou-se em Medicina no Recife e depois foi fazer especialização em São Paulo, entre 1967 e 1972, na área de endocrinologia (diabetes).

De volta ao estado, foi admitida em maio de 1976 como professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco.

Atuou como coordenadora dos programas de Residência Médica da FCM/UPE e também como presidente da Comissão Estadual de Residência de Pernambuco (desde setembro de 2007).

Defensora da educação continuada para uma melhor formação dos profissionais de saúde, Valdecira é defensora do médico residente como importante agente para o Sistema Único de Saúde.

Como palestrante, explicou e defendeu a residência médica em alguns países da Europa e da África como um instrumento de fixação de profissionais de saúde em lugares afastados dos grandes centros urbanos.

Em 2019, a Associação Médica de Pernambuco concedeu a Medalha de São Lucas a Valdecira. Em 2020, foi a vez do Congresso Nacional dos Médicos Residentes prestar homenagem à professora da UPE em evento realizado no Recife.