1xbetm.info Betturkey betist kralbet supertotobet Tipobet matadorbet mariobet bahis giriş tarafbet sahabet
UPE conta com software para gestão de processo avaliativo do Nead - Universidade de Pernambuco

UPE conta com software para gestão de processo avaliativo do Nead

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Pernambuco (Nead/UPE) conta com software para gestão do processo avaliativo dos cursos oferecidos pelo Núcleo.

 

O programa, chamado “Tabula”, tem como o objetivo auxiliar os docentes, coordenadores e gestores que atuam nos cursos de educação a distância, no processo de criação, distribuição, automação e averiguação da qualidade das questões aplicadas. “A implantação do Módulo de Importação trouxe uma melhoria na qualidade das postagem das provas e um ganho na velocidade de colocação, diminuindo a necessidade de tempo e mão de obra”, destacou o autor do software e administrador de ambiente do Nead/UPE, José Alexandro Fonseca.

No momento estão implantados apenas os módulos de Importação e Padronização das Avaliações. O próximo passo é implantar os módulos de  Controle de Processo, Banco de Itens e Análise de Itens. O programa não tem custo (freeware).

O software, que é resultado da tese de mestrado do autor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),  já conta com o Certificado de Registro de Programa de Computador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) / Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

TABULA - foi desenvolvido a partir da necessidade da  colocação das avaliações presenciais no ambiente virtual do Nead/UPE, já nascendo como uma estratégia para a gestão de todo  processo avaliativo, a partir da definição e padronização do layout das avaliações, criação, correção, distribuição, importação para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e controle da qualidade dos itens aplicados.

A sua utilização permite a colocação de uma avaliação em aproximadamente 2 minutos, o que antes ocorria em 20 minutos e com diversos problemas estruturais de layout ou itens incorretos, os quais provocavam as vezes até mesmo o cancelamento da avaliação, que ocorriam nos diversos polos no Estado de Pernambuco e Paraíba.